Home / Notícias

PJe: OAB/PA celebra momento histórico na Justiça Comum do Pará

Com apenas um clique, mas um simbolismo histórico. Dessa forma que a desembargadora Luzia Nadja Nascimento, presidente do TJPA, descerrou ao lado do presidente da OAB, Jarbas Vasconcelos, a fita virtual que marcou a instalação do PJe na 1ª Vara do Juizado Especial de Icoaraci, hoje pela manhã.Fita-virtual- instalação-Vara-PJE- Juizado-Especial Icoaraci 21

Ao cumprimentar os advogados que militam em Icoaraci, Jarbas Vasconcelos agradeceu em nome da advocacia paraense ao TJPA "pelo passo seguro, cauteloso, livre de açodamento durante a implementação do Processo Judicial Eletrônico na Justiça Comum. O maior receio da nossa classe eram os resultados apresentados em outros tribunais do país, que tumultuaram o funcionamento do Poder Judiciário", revelou Jarbas.

Vasconcelos ainda elogiou o caminho do diálogo, da interlocução adotado pelo TJPA. “É o caminho de verificar cada passo para dar o passo seguinte”. O presidente lembrou que a seccional paraense realizou treinamento em parceria com o TJPA para 150 advogados. “Brevemente, nós iremos promover treinamento para os advogados que militam e mais possuem causas nas Varas quer adotarão o PJe”, informou.

Ao finalizar seu pronunciamento, Jarbas Vasconcelos observou que "independentemente das alterações que irão compor o PJe, o que nos conforta é saber que teremos diálogo com quem está à frente do processo judicial eletrônico, com quem está incumbido de gerir o PJe. E o que conforta a advocacia neste momento é que nós conhecemos quem está à frente desse desafio".

TJE

Fita-virtual- instalação-Vara-PJE- Juizado-Especial Icoaraci 38A desembargadora Luzia Nadja Nascimento, por sua vez, destacou o apoio da Ordem para viabilizar a instalação do Juizado Especial em Icoaraci e "prestar melhor serviço ao jurisdicionado". Por fim, afirmou que “a tecnologia bem utilizada traz benefícios e facilitações ao Judiciário”. A juíza da primeira Vara Virtual do Pará, Roberta Guterres Caracas Carneiro, esteve presente na solenidade, assim como o juiz auxiliar da Coordenadoria dos Juizados Especiais do TJPA, Cristiano Arantes.

A desembargadora Maria do Céu Coutinho, coordenadora do Grupo do Sistema de Processo Judicial Eletrônico, também participou da cerimônia. Em seu discurso, a desembargadora resumiu o advento do PJe com uma simples frase: “O mundo mudou e nós devemos acompanhar”. As próximas unidades a receberem o PJe são as Varas dos Juizados Especiais da Fazenda Pública e do Trânsito e a Turma Recursal Permanente.

Autoridades

O diretor tesoureiro da OAB/PA, Eduardo Imbiriba, conselheiros seccionais Gilberto Araújo e Dennis Serruya, a ouvidora geral da Ordem, Ivanilda Pontes, e o advogado Gustavo Pamplona, integrante da Comissão de Direito e Tecnologia da Informação e PJe da OAB/PA e membro do Grupo do Sistema de Processo Judicial Eletrônico, também participaram da cerimônia.Fita-virtual- instalação-Vara-PJE- Juizado-Especial Icoaraci 30

PJe

O Grupo do Sistema de Processo Judicial Eletrônico conta com a participação de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PA), Ministério Público e Defensoria Publica.

Fotos: Paula Lourinho

Anexos