Home / Notícias
O presidente da OAB-PA, Jarbas Vasconcelos assinou hoje (5) um novo convênio com o Diretor do Instituto de Ciências Jurídicas, da Faculdade de Advocacia da Universidade Federal do Pará, Antônio José de Mattos Neto, para contratação de duas pesquisadoras da Biblioteca do Centur para dar início aos trabalhos de pesquisa para o segundo volume do que conta a história da OAB, do Pará.
A obra, de autoria do advogado Antônio José de Mattos Neto, contará, em três volumes, a vida da OAB no estado, através dos seus 21 presidentes, desde Eládio de Amorim Lima (1932-1939) até o atual, Jarbas Vasconcelos. O volume dois da nova edição “Estado de Direito, democracia e direitos humanos – Um resgate histórico da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Pará", vai do 8º ao 14º presidente, ou seja, de Aldebaro Klautau Filho a Milton Augusto de Brito Nobre.
Cada volume da obra trará a história de sete presidentes. Em cada volume virão sete capítulos correspondentes a um presidente, subdivididos em: corpo dirigente (conselheiros e diretores) por gestão; fatos políticos econômicos, sociais que ocorreram na administração e; por último, situada no contexto político histórico, econômico e social em que aconteceu.
A pesquisa iniciará dia 1º de novembro e terá duração de quatro meses. O estudo prevê o levantamento de informações através de atas e documentos da Ordem local para a construção do novo livro. A idéia é lançar um volume por ano, sempre na semana do advogado, até o final desse mandato.
Para o autor, a obra é um presente para o advogado. “Nós estamos dando a história de presente para a nossa classe”, disse ele. “No contexto da OAB Nacional, o Brasil não teria chegado ao estado democrático de direito, não fosse a atuação ativa da Ordem dos Advogados do Brasil. Essa é a razão da escolha do título”, concluiu.