Home / Notícias
O presidente Jarbas Vasconcelos participou hoje à tarde da aula que marcou o início do ano jurisdicional da Escola Superior de Magistratura do Tribunal de Justiça do Estado do Pará. O comandante da Ordem esteve ao lado do Defensor Geral do Estado, Luiz Carlos Portela, e do chefe de gabinete da Procuradoria Geral de Justiça do Estado e Titular da Promotoria de Proteção de Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa, José Maria Costa Lima Júnior.
Esperança
Diante dos novos juízes, o presidente da OAB afirmou estar esperançoso com a nova presidência do TJE e que o convite à Ordem é um sinal de mudança da compreensão do TJE em relação à OAB. “Queremos que essa relação cresça e se desenvolva”, declarou, enfatizando que “é preciso discutir a perspectiva de um Judiciário moderno.”
Jarbas ainda defendeu que “a democracia deve adentrar às portas do Judiciário" e lembrou que a Ordem foi fundamental durante o processo de elaboração da Constituição de 1988 e sempre “lutou pela valorização do magistrado”. Por conta disso, o presidente reforçou: “queremos parceria com o judiciário.”
A iniciativa do atual corregedor do TJE, o desembargador Ronaldo Valle, de efetuar um levantamento da quantidade de processos existentes nas comarcas da capital e checar quantas sentenças foram emitidas pelos juízes, foi alvo de elogios por parte do presidente Jarbas Vasconcelos.
Para concluir, Jarbas Vasconcelos recomendou aos novos magistrados que irão atuar no interior que, ao se depararem diante de um eventual impasse com advogados, procurar estabelecer contato com os presidentes das subseções da OAB nos respectivos municípios. “Procurem manter um diálogo, uma conversa amistosa”, aconselhou.
Escola
O atual diretor da Escola Superior de Magistratura, Luiz Alberto Rocha, comentou que a ideia do TJE de convidar líderes e representantes de três instituições ligadas ao Direito visa aproximá-las dos novos juízes e informou que as atividades voltadas aos magistrados se estenderão até meados do mês de junho.
ESA
O diretor geral da Escola Superior de Advocacia (ESA), Jeferson Bacelar, e a advogada Bruna Nunes, da Assessoria Jurídica da OAB, acompanharam a histórica participação do presidente Jarbas Vasconcelos na aula inaugural da Escola Superior de Magistratura.
Fotos: Paula Lourinho