Home / Notícias

Parceria entre OAB e Justiça do Trabalho em Paragominas garante sala dos advogados

DSC 9322O novo espaço na Justiça do Trabalho, inaugurado na manhã nde hoje, 12, pelo presidente e o vice-presidente da OAB-PA, Jarbas Vasconcelos e Alberto Campos, respectivamente, ao lado do presidente da subseção da Ordem em Paragominas, Luiz Cereja, é amplo, bem iluminado e confortável.

A nova sala, diferente do antigo espaço - onde mal dava pra acomodar um computador e três usuários - é composta de seis baias com computador, com acesso à internet. Duas impressoras multifuncional, scanner, mesa de reunião, sofá, etc. Um antigo sonho dos advogados da região. "Eu que já estou em Paragominas militando, na justiça do trabalho há 12 anos. Sou de uma época que nem sala do advogado existia, na antiga estrutura.", revelou o presidente subseccional.

Por isso, segundo Cereja, durante a gestão dele e desde a primeira administração do presidente Jarbas Vasconcelos, os advogados da região demandavam um espaço maior, que pudesse atender às necessidades dos advogados, principalmente, daqueles que vem de outros estados e municípios. "As administrações anteriores eram muito mais voltadas para os advogados que militam na capital e em área metropolitana. Hoje, isso é diferente. Como presidente de subseção, tenho orgulho e me sinto gratificado de ver que, não só eu como todos os presidentes de subseções, são valorizados por essa administração, que tem dado provas concretas da sua preocupação com ao advogado do interior.", declarou.

DSC 9267Luiz também agradeceu ao juiz titular da comarca,  Paulo José Alves Cavalcante. "Também tenho que agradecer ao juiz daqui, pois foi graças a essa intervenção - que nos cedeu um espaço maior - que hoje temos esse lugar equipados som os instrumentos necessários, adequados ao PJe."

A inauguração do novo espaço foi prestigiado por dezenas de advogados locais. Eles ouviram atentamente as falas dos diretores da instituição sobre interiorização, melhorias na qualidade de trabalho dos advogados e parceria entre as instituições.

DSC 9275Para Alberto Campos, a mudança de lugar para o funcinamento da sala agradou bastante a diretoria da Ordem. "A sala que foi disponibilizada anteriormente para os advogados, era diminuta e ficava em baixo das escadas do fórum. Então, foi feita a reivindicação ao Dr. Paulo (juiz titular) e, ele nos cedeu uma sala bem maior. Hoje, nós nos temos aqui cinco computadores, 2 impressoras com scanner e um “estar” para que os advogados possam conversar com seus clientes, antes da audiência e, quem sab,e até chegar com um espírito melhor à sala de audiência para solucionar os seus conflitos."

Segundo o vice-presidente da OAB, com uma sala maior, o advogado pode realmente exercer o que a frente considera a “advocacia do futuro - você passar do papel para a digitalização dos processo. "Isso se exige da Ordem dar essa estrutura para os advogados exercerem a sua profissão, com computadores, internet estável, impressora e uma maquina de digitalização de processos, para que eles possam aqui, e não só no seu escritório, exercer a sua profissão com dignidade."

"Estamos seguindo uma orientação do nosso presidente do conselho federal, Marcus Vinicius Furtado Coêlho. Ele sempre diz que a “OAB tem que estar onde o advogado está, seja ele onde estiver. E é isso que estamos fazendo. Indo até cada lugar onde o advogado está, nesse estado com essas dimensões continentais. levando estrutura, “o braço da Ordem”, para o advogado exercer sua profissão com dignidade em qualquer local  do estado do Pará.", concluiu Alberto.

DSC 9301O presidente da OAB-PA se disse muito feliz com a inauguração. Para ele, Paragominas - onde há uma comunhão entre a advocacia e a justiça do trabalho, na pessoa do dr. Paul - é um belo exemplo que deve ser seguido. "Aqui, o problema da advocacia é recebido, acolhido com muita sensibilidade pelo doutor Paulo. Esta sala só foi possível graças a relação muito boa, propositiva e de respeito que existe entre a advocacia e o juiz. Aqui, a justiça nos concedeu computadores, moveis. Aqui, o PJe está sendo implantado, sem maiores problemas, como sempre  dizíamos para o tribunal 'que aqui poderia começar o PJe'", afirmou Jarbas, explicando ainda que se o PJe tivesse começado pelo município de Paragominas, existiria hoje uma crise institucional entre a OAB e o TRT8.

"Os advogados aqui estão treinados, a internet daqui não é boa, mas também não é ruim, eles aqui tem uma relação muito boa entre eles.", afirmou Jarbas. Segundo ele, em Paragominas, os advogados e juízes vivem como uma família, com problemas como toda família, mas vivem bem. Se não encontram o  CEP do trabalhador -  por que no interior, muitas vezes o trabalhador não tem endereço, que o PJe exige, o juiz então permite que use o CEP do advogado. Com isso, resolve o problema da advocacia, resolve da população. "É esse exemplo que eu me refiro. Que essa sinergia existente entre a advocacia e a magistratura possa servir de paradigma e de exemplo, para que restabeleçamos a paz que nunca deveria ter sido perdida entre a OAB e o TRT8."

Após a fala dos diretores da Ordem, o juiz Paulo Cavalcante, que prestigiou o evento, agradeceu a parceria com a OAB e se colocou a disposição da instituição para novas parcerias. "Nós somos servidores públicos e naquilo que vocês precisares de nós, saibam que é nosso dever e sempre contar com a gente."

Fotos: Yan Fernandes

11864760 830110650438043 672563727320262345 o

Anexos