Home / Notícias

Palestras e apresentação teatral marcaram evento alusivo ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

DSC 7200---Ao longo da tarde de hoje, o plenário Aldebaro Klautau, na sede da OAB-PA, abrigou programação alusiva ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Aberto pelo presidente Alberto Campos, o evento foi prestigiado ainda pela secretária-geral adjunta, Ivanilda Pontes, e pelo presidente da subseção da OAB em Santarém, Ubirajara Bentes Filho.

Em seu pronunciamento, Alberto Campos afirmou que o evento alusivo Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa representa o ápice do trabalho desenvolvido da incansável Comissão de Defesa do Direito do Idoso da OAB-PA e relembrou que o Sistema OAB no Pará continua na luta pela transferência do Juizado do Idoso para acomodações mais confortáveis.

DSC 7087---Ivanilda Pontes, por sua vez, comentou que a população de idosos no Pará e no Brasil é grande, mas esquecida e desrespeitada em diversas instituições, como agências bancárias, hospitais e no transporte público. “Nós, idosos, merecíamos mais respeito. Nós viemos da universidade da vida, onde adquirimos muita experiência para compartilhar com os mais jovens”, ponderou.

Antes da programação com palestras, as autoridades, participantes e representantes de várias entidades presentes puderam acompanhar uma emocionante e divertida dramatização do grupo de teatral composto por idosos denominado “Envelheçarte”, da Unidade de Saúde do bairro da Marambaia, em Belém, cuja abordagem foi o constante desrespeito sofrido por idosos no transporte público e em unidades de saúde do país.

DSC 7170--Emídio Rebelo Filho, advogado membro da Comissão de Defesa do Direito do Idoso da OAB-PA e presidente da Federação das Associações dos Aposentados e Pensionistas do Pará (FAAPA), ministrou a palestra “A Violência contra a Pessoa Idosa” e aproveitou para homenagear a memória de Carlos Queiroz Vasquez, ex-presidente da Federação dos Aposentados e Pensionistas do Estado do Pará, ao propor um respeitoso minuto de silêncio. Para encerrar a programação, o promotor Rodier Atayde Barata ministrou a palestra “O Ministério Público na Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa”.

Fotos: Yan Fernandes

Anexos