Home / Notícias
O presidente da Ordem, Jarbas Vasconcelos, abriu a sessão solene que marca as comemorações pelo Dia Internacional da Mulher, no plenário Aldebaro Klautau, sede da seccional paraense, no final da tarde de hoje. Em seu pronunciamento, lamentou que o Estado do Pará ainda não oferece uma estrutura adequada de combate à violência contra a mulher. "A violência de gênero é uma praga que cresci".
Para ele, o momento é de reflexão de como estão os Direitos da Igualdade. "Avançamos muito em liberdade, mas pouco em igualdade, inclusive no que se refere à mulher. Este é o momento de afirmar esses direitos constitucionais", concluiu. Após a manifestação do presidente Jarbas Vasconcelos e da conselheira seccional Luanna Tomaz, presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB, foi iniciado o Painel Mulher: Direito x Violência.
A desembargadora Maria Izabel de Oliveira Benone ministrou a palestra “A Posição da Mulher no Contexto Global”. A Juíza da Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Ananindeua, Rejane Oliveira, falou sobre “Medidas Protetivas”. A promotora Lucinery Helena Resende Ferreira do Nascimento, Coordenadora do Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica contra a Mulher do Ministério Público do Pará explanou acerca da “Lei Maria da Penha: Aspectos Teóricos e Práticos”.
A delegada Daniela Santos, da DEAM, explicou “A Atuação da Divisão Especializada no Atendimento à Mulher de Acordo com a LEI 11.340/06”. Por fim, homenagens especiais foram prestadas a diversas mulheres. O momento cultural ficou por conta da apresentação da advogada e cantora Rosa Corrêa.
Fotos:Paula Lourinho