Home / Notícias
Um duplo presente de natal. O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, volta pela primeira vez veio ao Conselho Seccional do Pará após a posse no Conselho Federal e, às vésperas do natal, durante a última cerimônia de tomada de compromisso, entrega de carteirinha dos novos advogados paraenses.
A cerimônia simples, porém emocionante, especialmente para os treze “calouros” da advocacia, foi prestigiada pelo presidente da OAB-PA, Jarbas Vasconcelos e contou a participação do secretário geral Alberto Campos, do secretário adjunto Jorge Medeiros, conselheiros, da advogada Lucy Mourão, vice-presidente da ASSBRAC, além de familiares e amigos dos novos advogados.
A abertura da cerimônia deu-se com o pronunciamento do presidente nacional, onde falou da emoção e da imensa satisfação de voltar pela primeira vez à seccional, agora como presidente da OAB federal, mesmo em visita e, poder fazer parte de um momento tão solene e crucial para a carreira de um advogado. “Voltar a esta casa é uma honra, uma oportunidade que proporciona uma emoção muito grande. É o reencontro com a minha história, com a história da advocacia paraense, lançando um olhar para o futuro”.
Ophir falou da importância desse momento na vida do advogado. Para ele, esse é um momento de compromisso com a advocacia, com o estado e com o Brasil. Ophir também falou do papel do advogado. “O advogado tem um papel fundamental dentro da estrutura democrática do país. O advogado é o grande defensor das liberdades. Esse papel é fundamental para a manutenção, verdadeiramente, do Estado Democrático de Direito”.
“Não há justiça nem democracia sem o advogado. Por isso, nós temos a missão de fazer valer o direito, a advocacia e a justiça. É isso que a sociedade espera de mim e de vocês”, concluiu Ophir, agradecendo o apoio e o incentivo de todos os advogados paraenses, desejando sucesso principalmente aos que estão entrando agora na advocacia.
Ophir também destacou o relevante trabalho no Pará da Comissão de Defesa das Prerrogativas e do presidente da comissão Edilson Santiago. Para ele, a Ordem conta no Estado que procura unir cada vez mais a advocacia paraense em torno de ideais e, sobretudo na defesa das prerrogativas profissionais. “Isso nada mais é do que a defesa da própria cidadania e a violação dessas prerrogativas é a violação dos direitos do cidadão”.
Após a manifestação do presidente nacional, a bacharel Carla Ribeiro Valente, oradora da turma, deu boas vindas aos novos colegas de profissão. A advogada desejou que este novo e relevante passo à frente que hoje realizaram, seja o princípio do aperfeiçoamento humano para todos os advogados. “Que esse passo represente a esperança para quem precisa da justiça”,
Regidos por Ophir, os novos advogados “prometeram exercer a advocacia com dignidade e ética” e tomaram o compromisso e a posse junto à classe. Além das carteiras, os novos advogados receberam a cartilha das prerrogativas e o estatuto da Ordem.
Para o presidente desta seccional, Jarbas Vasconcelos, a presença do representante nacional da classe dos advogados representa uma alegria imprescritível, pois com ele de volta a esta casa tem um significado muito grande. “Fiz questão que os novos advogados recebessem como presente de natal um exemplo de ética, competência, pessoal e profissional. Presidente nacional da OAB” revelou.
Ao final da cerimônia, em nome de toda a diretoria seccional, conselheiros e funcionários da Ordem, Jarbas Vasconcelos presenteou Ophir Cavalcante, como reconhecimento e agradecimento pelos seus feitos em defesa da advocacia.
Ouça na íntegra o discurso de Ophir Cavalcante Jr.
http://www.oabpa.org.br/audio/ophir.mp3
Fotos: Yan Fernandes