Home / Notícias
O evento, que é uma realização da Comissão de Direitos Humanos da OAB em conjunto com a “Parto do Princípio – Rede de Mulheres pela Maternidade Ativa”, ocorrerá dia 08 de maio, a partir das 15 h. A principal motivação é o panorama de que uma em cada quatro mulheres brasileiras sofre algum tipo de violência física ou verbal na hora parto, de acordo com pesquisa realizada pela Fundação Perseu Abramo (2010).
Na ocasião, também serão discutidas as ações que ferem a autonomia da mulher e violam seus direitos sexuais e reprodutivos, tais como: maus tratos, proibição de acompanhantes, procedimentos médicos e cirúrgicos sem consentimento informado, dentre outros.
Deverão participar do evento o Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública Estadual, Tribunal de Justiça do Pará, SESPA, UFPA E UEPA, Conselho Estadual de Saúde e Conselho Estadual da Mulher, Conselhos Regionais de Medicina, Enfermagem, Serviço Social e Psicologia, Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, Câmara de Vereadores e Assembleia Legislativa, e vereadoras Sandra Batista e Meg Barros.