Home / Notícias
No último dia 1 de fevereiro aconteceu a abertura do I Simpósio Internacional em Hanseníase e Direitos Humanos, na cidade do Rio de Janeiro. A presidente da Comissão de Saúde da OAB-PA, Maria Cristina Carvalho, esteve presente representando o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante. No pré-simpósio, ocorrido no dia 31 de janeiro, Maria Cristina apresentou uma palestra sobre a Hanseníase no Pará, representando a OAB-PA.
Realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o I Simpósio Internacional em Hanseníase e Direitos Humanos aconteceu em alusão ao Dia Mundial de Combate à Hanseníase. Os próximos quatro seminários ocorrerão em 2012, no Leste Europeu, Ásia, África e Oceania. A última etapa será realizada em 2013, na sede da ONU, em Nova York. Durante o evento foi lançado o Apelo Global 2012 Contra a Hanseníase.
A comissão de Saúde da OAB-PA pretende fazer um levantamento sobre as condições de vida das pessoas com Hanseníase no Pará. Verificar como estão aquelas pessoas que foram afastadas do convívio social e foram isoladas nas colônias do Prata e Marituba, nordeste paraense. Após o levantamento, a OAB nacional irá começar um trabalho de sensibilização junto a outras instituições jurídicas como o Ministério Publico Federal e Estadual, Tribunais de Justiça e Tribunais Federais. Questionar quais são os direitos de pessoas portadoras de Hanseníase? Por que não oferecer indenização aos filhos de pessoas com Hanseníase, visto que foram obrigados a se afastar de seus pais?
Nesta semana, a presidente da Comissão de Saúde da OAB-PA, Maria Cristina Carvalho, irá se reunir com representantes do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) para dar início ao levantamento de dados sobre a Hanseníase no estado do Pará.