Home / Notícias

OAB/PA não é favorável ao embarque de animais no Porto de Vila do Conde

ApEi3cFDbF PklJpBHqj0gMPQBaMihHI97cWH32LxlKl---A posição da seccional foi reiterada durante reunião realizada hoje, na sede da Justiça Federal em Belém. Os advogados José Carlos Lima, presidente da Comissão de Meio Ambiente, Cláudio Bordalo, da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais, e a advogada Patrícia Rocha estiveram reunidos com o juiz Rui Dias Filho, da 9ª Vara Federal, e o procurador do Ministério Público Federal, Ubiratan Cazeta.

O procurador do MPF é o titular da ação cautelar que pede a paralisação do funcionamento do Porto da Vila do Conde, em Barcarena, bem como o fornecimento de água, alimentos e compensação à população que reside no entorno - especialmente a ribeirinha, atingida pelo naufrágio do navio Haidar ocorrido no último dia 06 de outubro com uma carga de 5 mil bois vivos, que seriam transportados para a Venezuela.

Na última sexta-feira (16), os representantes da OAB/PA participaram da audiência pública realizada pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara Federal no município de Barcarena. A reunião foi uma das ações para debater os problemas causados pelo naufrágio e visou discutir outros problemas ambientais da região. O evento ocorreu no Salão Paroquial do distrito de Vila do Conde, na praça matriz da Igreja de São João Batista.

AlndfS8NAMOYAbqD6nfwb6UlpvKBcc9nud2ls0MkfYoq---Ainda foi discutido o vazamento o de rejeitos em igarapés em prejuízo de comunidades ribeirinhas. A audiência foi solicitada pelo deputado federal Edmilson Rodrigues (PSOL/PA), que é membro da comissão. Participaram o prefeito de Barcarena, Antônio Carlos Vilaça, a professora do Laboratório de Química Analítica e Ambiental (Laquanan) da Universidade Federal do Pará (UFPA), Simone de Fátima Pinheiro Pereira, o delegado da Divisão Especializada em Meio Ambiente, Marcos Lemos e diversos deputados estaduais

O representante das Organizações do Fórum Intersetorial de Barcarena, Petronilo Progênio Alves, o diretor de Relações Institucionais da Bunge, Níveo Maluf, e representantes da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Estado (MPE), Defensoria Pública da União, Evandro Chagas, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Companhia de Habitação do Estado (Cohab), Câmara de Vereadores e empresas também estiveram presentes.

Anexos