Home / Notícias
Na tarde desta quinta-feira, 16, a Ordem dos Advogados do Brasil seção Pará (OAB-PA) realizou solenidade para entrega de carteiras da Ordem a 45 bacharéis em Direito, formados pela Universidade Federal do Pará. A solenidade de juramento aconteceu no auditório do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ) da UFPA.
A cerimônia foi presidida pelo vice-presidente da OAB-PA, Evaldo Pinto, o qual deu as boas vindas aos novos colegas de profissão. “Caros colegas, sejam bem-vindos à instituição de maior credibilidade deste país. Estejam certos de que vocês não estão recebendo apenas uma habilitação para o exercício da advocacia, mas sim uma habilitação para a defesa da sociedade e dos direitos humanos. Que o juramento de hoje não seja apenas de palavras, mas que ele seja vivenciado em suas carreiras, de fato, em toda sua profundidade”.
A Leitura do Compromisso foi comandada pelo jurando Rodrigo Rodrigues Pimenta Gomes. Já o discurso em nome dos novos advogados foi feito pelo orador da turma, Manolo Portual Faiad Freittas. Em seu discurso, Manolo agradeceu a todos os familiares, professores e amigos que o ajudaram a realizar esse sonho, e fez questão de dizer não passou na prova da OAB de primeira, mas que seu irmão sabiamente o motivou com uma frase: “Na vida são necessários dois ‘F’s – Força e Fé - e jamais devemos desistir dos sonhos”, concluiu.
O anfitrião da casa, Antônio José de Mattos Neto, diretor-geral do ICJ/UFPA, saudou os novos advogados formados pela UFPA. ‘Obter a carteira da OAB hoje em dia é muito mais difícil se comparado à outras épocas. Então, o sentimento agora é de valor cumprido. O talento e a competência de cada um de vocês levaram a essa vitória que agora começa a brilhar para a comunidade jurídica, para a sociedade e para vocês próprios. Eu fico muito feliz com essa conquista de vocês. Felicidade a todos!’
Alguns dos novos advogados falaram um pouco sobre sua trajetória até se tornarem os novos membros da Ordem dos Advogados do Brasil. Um deles foi Isabele Baker, de 22 anos. Isabele diz que sonhava ser advogada desde os 5 anos de idade. “Passar na OAB e me formar pela UFPA é a realização de um sonho conjunto. Pra mim, se você é bacharel sem ser advogado dificilmente chegará ao ápice da profissão”.
Outro novo advogado a dar seu depoimento foi Augusto Alencar de Souza Vieira, de 22 anos. Ele diz que se espelhou no pai, também advogado, para seguir a carreira jurídica. “Pretendo advogar até quando Deus quiser”.
Leilane Carvalho Reis, de 25 anos, também se diz muito feliz em obter a carteira da OAB e declara: “Mesmo não sendo necessariamente advogada, pretendo defender o Direito de forma justa em qualquer área do ramo jurídico em que atuar”.
Estavam presentes na cerimônia de juramento o vice-presidente da OAB/PA - Evaldo Pinto; o secretário-geral da OAB-PA - Mário Freitas Jr; o secretário-adjunto da OAB-PA - Jorge Medeiros; o membro honorário vitalício e ex-presidente da OAB/PA - Edilson Silva; o diretor-geral do ICJ/UFPA - Antônio José de Mattos Neto; o diretor-adjunto do ICJ/UFPA - Francisco Freitas; a diretora do ICJ/UFPA e conselheira OAB/PA - Valena Jacob; o juiz de direito – representando o judiciário - Geraldo da Luz; e os conselheiros da OAB/PA - Osvaldo Coelho; Guilherme Henrique Lobato; Mário Paiva; Emília Farinha e Ismael Moraes.