Home / Notícias
Na última sexta-feira, 16, a Rede Nossa Belém, articulada por diversas entidades locais como por exemplo a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PA), promoveu evento de divulgação do “Programa Cidades Sustentáveis: estratégias para sua implementação”, no auditório do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
O Programa Cidades Sustentáveis (PCS) tem por objetivo sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável, oferecendo aos candidatos à prefeitos e vereadores uma agenda completa de sustentabilidade urbana, um conjunto de indicadores associados a esta agenda, enriquecida por casos exemplares nacionais e internacionais como referências a serem adotadas pelos gestores públicos municipais.
Esteve presente no evento o Presidente Emérito do Instituto Ethos e Coordenador do Programa Cidades Sustentáveis e Coordenador-Geral da Rede Nossa São Paulo, Oded Grajew, que falou da importância da divulgação do Programa neste ano eleitoral: "O momento dos processos eleitorais é decisivo porque as pessoas vão escolher que cidade vão ter nos próximos 4 anos. O PCS é um programa que tenta exatamente fazer com que o compromisso das gestões seja por uma cidade sustentável”.
Para Grajew, os candidatos de vários partidos políticos já estão se comprometendo com o programa. Porém, segundo ele, é válido dizer que os candidatos que se comprometerem com o programa não deverão apenas assinar um papel, mas deverão, 90 dias após a posse, apresentar um diagnostico da cidade no mínimo com 100 indicadores básicos e estabelecer metas até o final da gestão com prestação de contas anual para a sociedade, portanto é um compromisso denso com a cidade. Grajew afirma: “Se o candidato se comprometeu, ao ser eleito ele deve mostrar como a cidade está e estabelecer metas que podem ser acompanhadas pela sociedade, se realmente ele estará cumprindo os compromissos por uma cidade sustentável”.
O secretário-geral da OAB/PA, Mário Freitas Jr., juntamente com a conselheira Valena Jacob, representaram a Ordem dos Advogados durante o evento. Mário afirmou que a seccional do Pará está apoiando a implantação do programa e vai contribuir para a divulgação e principalmente na conscientização da sociedade sobre a importância de elegermos e supervisionarmos os candidatos engajados com a causa sustentável.
O coordenador da Rede Nossa Belém, Ivan Costa, enfatizou a importância do apoio da OAB/PA ao programa. “A OAB como instituição histórica que atua nas mais diversas dimensões, além de ser fundamental para a justiça, ela tem uma característica transversal na área de meio ambiente, de governança e certamente vai poder contribuir muito com o programa pela sua credibilidade e também pela sua capacidade de articulação”.
O representante da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB/PA); Jonas de Jesus, falou da esperança que o programa traz aos moradores da cidade de Belém: “Pra gente é gratificante estar ouvindo falar deste programa, porque talvez os políticos possam se conscientizar da política nacional dos resíduos sólidos e beneficiar Belém com uma cidade mais limpa, além de ajudar o trabalho dos catadores espalhados pela cidade”.
O Programa Cidades Sustentáveis está sendo implementado pela Rede Nossa Belém, vinculada à Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e articulada por diversas entidades locais, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PA); a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB/PA); o Observatório Social de Belém; a CNBB/Comissão de Justiça e Paz; o LADEC – FAU – UFPA - Laboratório de Análise e Desenvolvimento do Espaço Construído da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Pará; o SINDIFISCO/PA - Programa de Voluntariado da Classe Contábil e diversos voluntários e voluntárias.
Saiba mais sobre o programa: