Home / Notícias
A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Pará está indignada com a postura do prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, pela forma "desrespeitosamente" com a qual se ao povo do Pará.
A OAB-PA foi a primeira instituilção a se manifestar publicamnete sobre o fato que chocou a opinião pública e deixou indignada a sociedade paraense. Em nota encaminhada a todas os veículos de comunicação do Pará, do Amazonas e da Brasil, a Ordem "manifestou seu repúdio a infeliz manifestação do excelentíssimo prefeito de Manaus, senhor Amazonino Mendes, que se portou com desdém em relação aos menos favorecidos pela sorte, além de proferir declaração de cunho, manifestadamente preconceituoso, ao laborioso povo do Estado do Pará".
Segundo o Secretário Geral da OAB-PA, Alberto Campos, afirmou que a Ordem levará o caso até o final. "É lamentável que um governante, uma pessoa pública não controle suas palavras e acabe causando um mal estar entre os Estados". Para Alberto essa atitude do prefeito só reforça o preconceito que existe dos Amazonenses para com o povo do Pará.
Alberto disse que a OAB-AP irá interpelar o prefeito para que ele explique e justifique as suas declarações e dependendo do que ele disse, a Ordem tomará as providências cabíveis, inclusive no campo penal.
Leia a íntegra do ofício ecaminhado ao Prefeito de Manaus:
"Belém, 22 de fevereiro de 2011.
Ofício nº 005/2011
Exmo. Sr.
Dr. Amazonino Mendes
Prefeito de Manaus
Sr. Prefeito,
A sociedade assistiu, estupefata, às declarações de V.Exa. em jornal de televisão de âmbito nacional das quais depreende-se caráter discriminatório, preconceituoso, chegando a demonstrar xenofobia, estranhável, principalmente partindo de um homem público.
A OAB/PA repele com veemência o comportamento censurável, ao mesmo tempo em que registra o seu descontentamento com atitudes desse jaez, incompatível com a conduta de um homem público
Por oportuno, esta Seccional aguarda o pronunciamento de V.Exa. com vistas a restabelecer a harmonia que deve nortear o bom relacionamento entre Estados.
Respeitosamente,
ALBERTO ANTONIO CAMPOS
Secretário Geral da OAB/PA"