Home / Notícias
O advogado Antônio Carvalho Lobo, preso na manhã de hoje por envolvimento em fraude contra instituição financeira, está suspenso preventivamente do exercício da advocacia.
A decisão foi tomada pelo Secretário Adjunto da OAB-PA, no exercício da presidência, Dr. Jorge Medeiros, assim que tomou conhecimento dos fatos. O advogado Clodomir Araújo Júnior, vice-presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas, foi imediatamente designado para acompanhar o caso.
O advogado, acusado de integrar uma quadrilha de fraudadores que tentava sacar mais de dois bilhões de reais do Banco do Brasil, foi preso por determinação da juíza da 1ª Vara Penal de Inquéritos Policiais de Belém.
Para Jorge Medeiros o caso ganhou repercussão nacional, ultrapassando a esfera do profissional envolvido, fato que atinge toda a classe, com “repercussão negativa à dignidade coletiva da advocacia”, motivo que embasou a decisão de suspensão preventiva.
O mandado de busca e apreensão de documentos foi cumprido no escritório e na residência do advogado aqui em Belém. Simultaneamente a ordem judicial foi cumprida em Brasília e São Paulo. No Pará, estão presos os empresários Joarez Correa dos Santos e Antônio Valimoto Neto. Na cidade paulista de Tatuí, a polícia localizou o homem que é apontado como o líder do esquema fraudulento, Francisco N. P., conhecido pelo apelido de 'mineirinho do Tatuí'.
O advogado ainda deverá ser ouvido no âmbito institucional, sendo-lhe assegurado o direito da ampla defesa e o contraditório. A Seccional Paraense oficiará o Poder Judiciário e Ministério Público dando conhecimento da aplicação da penalidade preventiva ao advogado.
Pela Polícia Civil, as investigações foram comandadas pela DIOE, com o apoio do Geproc (Grupo de Pronto Emprego) do Ministério Público Estadual, órgãos que comandaram a operação para prisão dos acusados em Belém.