Home / Notícias
O Fórum foi criado com o intuito de aproximar a Ordem das instituições de ensino que tem em sua grade de cursos, especializações voltadas para o direito. Segundo Maria Stela Campos, Presidente da Comissão de Ensino Jurídico da OAB-PA, o objetivo principal do fórum é esclarecer, junto às instituições, o papel da Ordem no acompanhamento da vida acadêmica de um aluno de direito. “O fórum é um espaço de diálogo entre a OAB, a Instituição de ensino e o estudante de direito”, considera.
A reinstalação do fórum, segundo a presidente da Comissão, serve também como método de fiscalização dos cursos de direito que são oferecidos pelas instituições. Para Stela, a intenção da Ordem não é apenas fiscalizar esses cursos, mas interagir com as faculdades visando melhorias e eficácia do ensino. “Temos que estabelecer um espaço de interação, onde a OAB contribua com as instituições de ensino e as instituições contribuam com a OAB. Esse é um desafio nosso, tanto do profissional do direito, quanto do profissional da educação”, acrescenta.
Uma ampla programação está marcada para esta tarde. Na primeira reunião de trabalho do fórum, que será presidida pela presidente da comissão, serão pautados os principais pontos a serem trabalhados a partir do momento, junto às instituições, com as seguintes temáticas: a experiência das práticas jurídicas nos cursos de direito do Estado do Pará, a pesquisa na graduação em direito, a quantidade de cursos jurídicos no Estado e o exame de ordem nos cursos de graduação em Direito.
A reinstalação do fórum surge também em conseqüência da realização da V Conferência dos Advogados do Pará, que será promovida em agosto e que discutirá diversos temas de interesse da classe.
Nesse primeiro momento, a OAB deverá convidar as instituições para um espaço de diálogo e discuti as principais temáticas presentes nos cursos de direito do estado. Ainda segundo Stela o principal objetivo é saber a opinião das instituições acerca do exame de Ordem, por exemplo. Nesse caso saber no que as instituições podem contribuir para que o exame melhore. “É um momento de reunião. Nós queremos sentir o que as instituições podem fazer para contribuir com a melhoria do exame”, afirma.
A OAB hoje funciona como interlocutora do exame, tendo em vista que este é aplicado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). A intenção da ordem é juntar as opiniões e sugestões das instituições e encaminhar a FGV com o intuito de aplicar ou acrescentar possíveis mudanças que sejam favoráveis ao exame. “Nós da OAB não podemos dizer como o exame deve ser, as instituições podem nos ajudar a colher mais informações que sejam favoráveis a todos, principalmente a quem está começando a fazer parte da Ordem”, analisa.
Outro fator que deve ser discutido nas reuniões é em relação as pesquisas praticadas pelas instituições. Neste ponto, a Ordem visa analisar a relação de eficácia das pesquisas praticadas. A intenção do fórum é favorecer pesquisas que elevem o nível de eficácia dos conhecimentos adquiridos durante o período de curso.
Na ocasião de hoje também será apresentada, pelo deputado Arnaldo Jordy, a Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados. Em seguida, será lançado a V Conferência dos Advogados do Pará, que tem também a coordenação da ESA, sob a direção de Luiz Alberto Rocha.
A programação será iniciada às 16 horas no auditório da Ordem.
Veja abaixo a íntegra da programação:
REINSTALAÇÃO DO FORUM PERMANENTE DE ENSINO JURÍDICO DIA 05 DE JULHO DE 2011 – AUDITÓRIO OTÁVIO MENDONÇA(OAB-PA)
PROGRAMAÇÃO
16 h - Abertura e Composição de Mesa para REINSTALAÇÃO DO FORUM Dr. Jarbas Vasconcelos – Presidente da OAB/PA Dra. Maria Stela Campos da Silva – Presidente da Comissão de Ensino Jurídico da OAB/PA Dr. Luiz Alberto G. S. Rocha – Diretor-Geral da ESA/PA Dr. Leonardo Amaral Pinheiro da Silva – Presidente da Comissão de Exame da Ordem da OAB/PA
16h30 – I REUNÃO DE TRABALHO DO FORUM Coordenação: Dra. MARIA STELA CAMPOS DA SILVA Temática: 1- A experiência das práticas jurídicas nos cursos de direito do Estado do Pará; 2 – A pesquisa na graduação em direito; 3 – A quantidade de cursos jurídicos no Estado; 4 - O exame de ordem nos cursos de graduação em Direito.
0bs. Todas as Instituições terão 10’ para se manifestar sobre a temática proposta
18h30 – APRESENTAÇÃO DA COMISSÃO DE LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVA DA CÃMARA DOS DEPUTADOS Convidado: Deputado Federal ARNALDO JORDY
19h00 – LANÇAMENTO DA V CONFERÊNCIA DOS ADVOGADOS DO PARÁ Coordenação: Dr. LUIZ ALBERTO ROCHA – Diretor Geral da ESA/PA
Favor confirmar presença pelos telefones: 4006-8624/81359797 ou marcia@oabpa.org.br
|