Na manhã de hoje (28), o Presidente da Ordem Jarbas Vasconcelos, acompanhado de muitos representantes da carreira advocatícia realizaram a reinauguração de duas salas do advogado em Belém, a sala Luiz Roberto Meire, no Fórum Cível e a sala Octávio Ribeiro Guilhon, no Fórum Criminal.
Sala do Fórum Cível
A primeira sala a ser reinaugurada, foi a do Fórum Cível, que homenageia Luiz Roberto Meira - advogado militante, falecido em 2000. Muitos advogados prestigiaram o novo espaço, destinado ao atendimento dos mesmos.
Jarbas Vasconcelos agradeceu a presença de todos os advogados e ainda dos representantes do Fórum, Mairton Marques, Juiz de Direito Titular da 6ª Vara Cível. “Queria cumprimentar a todos os nossos colegas advogados que aqui se fazem presente, os presidentes desta casa, Alberto Maia, cumprimentar o Dr. Mairton. Gostaria de dizer, que essa sala, é um espaço que a gente precisava melhorar, pois é a sala que tem a maior demanda, a maior circulação de advogados” disse Jarbas.
“Meus amigos, para vocês terem uma ideia, nós tiramos cerca de 120 (cento e vinte) mil cópias por mês nesta sala, então são basicamente seis mil cópias por dia, o que nos leva a analisar que essa sala merece uma atenção redobrada e realmente foi merecida sua ampliação”, disse o presidente ressaltando a importância desse novo espaço para a Ordem.
A advogada Juliana Ribeiro parabenizou toda a gestão da Ordem e falou que o novo espaço proporciona um melhor acolhimento aos militantes do direito. “Eu tenho que agradecer realmente ao presidente Jarbas pela conquista e agradecer por mais essa realização, que é a sala do advogado aqui dentro do Fórum, pois se trata de um lugar onde sempre estou presente e, que agora estarei mais ainda, por que sei que aqui eu tenho um amparo, um acolhimento para a carreira jurisdicional”, conclui a advogada.
O Secretário Geral da Ordem, Alberto Campos, falou dos serviços prestados e do atendimento direto ao advogado. “Além de todos os serviços que esta sala oferece ao advogado, computadores, internet gratuita, xérox, ainda tem de pronto atendimento, um funcionário da Ordem, para auxiliar e prestar algum suporte para que o advogado se sinta realmente ajudado e amparado nesta sala, que é de grande fluxo da militância advocatícia.” Disse Alberto.
Além de Jarbas e Alberto Campos, estiveram presentes na reinaugurações, o conselheiro da Ordem, Nelson Souza, o Diretor Tesoureiro, Eduardo Imbiriba, o presidente da Comissão dos Jovens Advogados, Juliann Lennon Aleixo, Dennis Serruya, vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos e Prerrogativas dos Advogados, Jorge Farias - presidente da Comissão de Defesa da Igualdade Racial e Etnia da Ordem, entre muitos outros militantes da classe.
Com a ampliação, a sala do advogado dentro do Fórum disponibilizará agora de maior estrutura: com 13 computadores devidamente equipados e com acesso livre à internet, além de um sofá e duas mesas para o advogado atender seus clientes com maior conforto e comodidade. O horário de funcionamento da sala é de 8h ás 14h.
Sala do Fórum Criminal
A segunda sala do advogado a ser reinaugurada foi a do Fórum Criminal, Octávio Ribeiro Guilhon. Que também havia passado por um período de reforma, e que agora já estão à disposição para melhor atender os advogados, principalmente os que transitam pelo Fórum.
O Juiz do Fórum, Raimundo Alves Flecha compareceu na reinauguração e falou que o advogado merece esse espaço e que é de grande ajuda ao exercício de sua função. “O Jarbas me procurou muitas vezes pedindo esse espaço, e eu sempre falava pra ele aguardar, pois realmente estávamos com carência de espaços no Fórum, mas depois demos um jeito e consegui entregar esse espaço a ele, e que fez um excelente trabalho, como podemos ver que traz realmente um amparo que o advogado que militam neste tribunal mereciam”, disse Flexa.
O Diretor Tesoureiro da Ordem, Eduardo Imbiriba, falou da importância do local para os advogados criminais. “A advocacia criminal está tendo um espaço enorme, e os senhores verão que nesses próximos três anos de administração, vocês terão uma administração que vai lutar sem medo para o melhoramento da nossa classe e que vai estar sempre disposta a ajudar aquele advogado que precisa estar aqui no seu dia-a-dia”, disse Imbiriba.
Totalmente equipada, a sala conta agora com mais do dobro de computadores (10) novos e acesso a livre internet para os advogados, além de uma impressora multifuncional. Tudo isso à disposição do advogado.
A sala do advogado funciona no período das 8h às 14h, sem fechamento para almoço, com assistência de uma funcionária da Ordem para atendimento de xérox ou qualquer outro atendimento a classe.
Também compareceram a reinauguração da sala do Fórum Criminal, muitos advogados e representantes da Ordem, como Juliann Lennon Aleixo, Alberto Campos, além do promotor de Justiça, Edson Cardoso de Souza e o Juiz do Fórum, Raimundo Alves Flexa.
Fotos: Paula Lourinho