Home / Notícias

OAB recebe visita de estudantes de Direito da CEULS/ULBRA

Alunos-ULBRA-Visitam-OAB-PA_86-8686Alunos-ULBRA-Visitam-OAB-PA_129-999999999A OAB-PA recebeu hoje (20) a visita de cortesia de estudantes de Direito do Centro Universitário Luterano de Santarém (CEULS/ULBRA). Ao todo, foram 13 alunos que vieram a Belém (13) para vivenciar na prática os colegiados não existentes na cidade de Santarém. Eles foram recebidos pelo vice-presidente da Ordem, Alberto Campos, que mostrou cada setor da OAB, como a sala da Diretoria, Setor de Inscrição, Tesouraria, Setor de Processos, Ouvidoria, sala de PJe e ESA.

Alberto Campos explicou as funcionalidades de cada setor e informou que, futuramente, pretende-se transformar o Casarão daAlunos-ULBRA-Visitam-OAB-PA_108-0000 Ordem (atual sede) em um Museu e levar a OAB para um local maior, visando atender melhor os advogados, especialmente melhorar para pessoas com deficiências físicas. No plenário, o presidente da OAB, Jarbas Vasconcelos, reiterou as boas vindas feitas pelo vice e comentou para os estudantes presentes sobre a realização do Colégio de Presidentes Seccionais da OAB em Belém, na semana passada.

Alunos-ULBRA-KKJarbas Vasconcelos também explicou como funciona o TED (Tribunal de Ética e Disciplina), a ESA (Escola Superior de Advocacia) e informou aos acadêmicos sobre a pós-graduação e convênio com a Faculdade Maurício de Nassau. Jarbas comentou sobre os cursos já realizados neste ano: 10 anos do Código civil, Novo Anteprojeto do Código Penal e Semana Advogado.com. O presidente revelou que pretende instalar salas em Marabá, Santarém, Redenção e Castanhal.

CAA-PA

Em seguida, os estudantes receberam livros de Direito e foram conhecer a Alunos-ULBRA-Visitam-OAB-PA_153-jlCaixa de Assistência do Pará (CAA-PA). Lá, o atual presidente da CAA, o advogado Oswaldo Coelho, destacou que foi o primeiro ouvidor da Ordem e ressaltou que a OAB é uma autarquia especial. “Somos o guardião da liberdade, dos competentes da lei, porque ela não depende de dinheiro público e não é subordinada a nenhum órgão. Nós nos fiscalizamos e a OAB se mantém com as anuidades dos advogados. A OAB defende as prerrogativas da cidadania”

Para a professora Roberta Merabet, o objetivo da visita foi adquirir conhecimento prático da instituição, principalmente de órgãos superiores. “Vivenciar a prática é importante Alunos-ULBRA-Visitam-OAB-PA_77-77777para servir de estímulo na profissão”. Ela também elogiou a atual gestão da OAB. “Nunca vi, como advogada, a escola ser voltada para o interior”. O estudante Lucas Bueno afirmou que a vinda à capital paraense serviu para fugir da teoria e a carência que eles têm de não possuir órgãos colegiados. “Oportunidade incrível, única, de ver e conhecer o funcionamento. Apesar de não fazer mais a matéria de Constitucional da professora, era importante vir”, declarou.

Programação

As visitas do grupo de estudantes iniciaram hoje e terminarão na sexta; Amanhã, eles irão ao Tribunal de Contas do Estado; Quarta, visitarão o Tribunal de Justiça do Estado; Quinta, será a vez do Tribunal Regional do Trabalho; Sexta, finalizam a série de visitas no Ministério Público.
Fotos: Paula Lourinho

Anexos