Home / Notícias

OAB recebe servidores do MP em greve

Na manhã de hoje (09), após uma manifestação em frente à sede da Ordem, servidores do Ministério Público que estão em greve, foram recebidos pelo vice-presidente da OAB, Evaldo Pinto.
O motivo de greve, segundo a servidora pública Daniele Oliveira, é em relação ao Plano de Cargos, Carreira e Remuneração-PCCR, que não está sendo cumprido pelo Ministério Público. “O nosso maior motivo de greve hoje, é em relação ao caminho que o PCCR está tomando na mesa de discursões, onde existem várias situações que não estão sendo levados a nós, servidores para discursão e que na segunda feira já há uma previsão da entrega do esboço do plano pela administração superior. Então pontos como, o pagamento de gratificações, que seriam no percentual correto que a lei prevê, não estão sendo pago conforme a lei, pois o MP está pagando hoje, 10% ao invés de 30%”, disse a servidora pública.
“Os servidores reivindicam também, o pagamento de adicional de risco de vida a motoristas e oficiais, que hoje não recebem nada por isso e ainda a questão do vencimento básico justo, pois, em termos de remuneração, o Pará só ganha do Maranhão e perde para todo o restante do Brasil”, disse a servidora. 
Daniele falou do motivo de terem buscado ajuda da Ordem nessa negociação com o Ministério Público. “Nós viemos aqui na OAB pedir o intermédio nessa negociação com o MP, pois a princípio nós estamos sendo ignorados pela administração superior, não só no cumprimento de uma sentença que já está desde 2010, mais que já é uma briga longa, onde se trata dessa situação de violação dentro do PCCR”, afirmou.
Na segunda feira (12) haverá a primeira reunião de negociação de greve, e os servidores solicitaram a presença de um representante da OAB para comparecer e analisar o que está acontecendo. 
O vice-presidente da Ordem, Evaldo Pinto que recebeu os servidores, conversou e ouviu todas as reivindicações. Ele falou que a OAB vai analisar o caso para depois tomar providências, se for caso. “Essa comissão dos servidores trouxe à Ordem uma denúncia de irregularidades que estariam sendo cometidas pelo MP em desfavor do funcionalismo e eles protocolizaram o pedido com os documentos, que serão analisados por nós da Ordem”, disse.
Segunda-feira haverá a reunião em que os servidores pediram a presença de um representante da Ordem, o vice-presidente se comprometeu a comparecer. “A OAB estará presente nessa reunião, mas estaremos a priori como observadores e a partir daí, se for constatado alguma irregularidade, a OAB poderá intervir". concluiu.

Anexos