Home / Notícias

OAB recebe representantes da UGT

Reunidos com o presidente em exercício da OAB-PA, Nelson Souza, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Hospitais, Laboratórios e Casas de Saúde do Pará - SINTHOSP, Fetracom e da UGT, Zé Francisco, pediu providências sobre a denúncia de abuso de autoridade e poder praticado por policiais militares que teriam "exagerado" ao tentar conter uma manifestação pácifica em frente ao Hospital Porto Dias.

Dia 31, os manifestantes faziam uma paralisação de 12 horas para pedir melhores condições de salários e trabalho decente, já que os patrões se negavam a negociar melhores condições de trabalho e salário. Descontente a categoria deciciu decretar greve, porém, antes de grevar eles fizeram a manifestação aconteceu em dois pontos: em frente ao Hospital Porto Dias e adventista de Belém.

Os trabalhadores buscam um piso salarial de 800,00, jantar para os plantonistas, água potável, local de descanso e banheiros diferenciados para homens e mulheres, cadeiras para os recepicionistas e melhores condições de higiene hospitar para os pacientes. O ato encerrou com a prisão do presidente da UGT, Zé Francisco Pantoja, que levado para a Dioe, para prestar depoimento. 

Reunidos na sede da OAB-PA, na presença da Ouvidora Geral da Ordem, Ivanilda Pontes e do presidente da Comissão de Jovens Advogados, Antônio Graim Neto, representantes dos trabalhadores, sindicalistas e advogados, narraram cenas de desrespeito praticado por PM's, "que teriam recebido ordem superiores para acabar com a manfestação". "Eles apreenderam nosso carro som, nos impediram de ir e vir e ainda nos prenderam", disse Zé Francisco, que se disse surpreso com a grande quantidade de policias da Dema, Rotam, DIOE, Choque. "Eles estavam fortemente armados, com ordem expressa de proteger os patrões e intimidar os sindicalistas. Passaram a criar condições para atuar violentamente contra os trabalhadores".

Decisão

Cansada de ser explorada e desrespeitada a categoria procurou a Ordem. O presidente em exercício da OAB-PA se comprometeu em reunir com o secretário de Segunça públiuca do Estado, Luis Fernandes. A audiência deve ser agendada para a próxima semana. 

Anexos