Home / Notícias

OAB recebe posse de conselheiros de Direitos Humanos

cerimo-0A OAB recebeu na manhã desta terça, 28, a cerimônia de posse de 22 conselheiros veiculados à secretaria de justiça e direitos humanos do governo do estado.  Os novos conselheiros farão parte do corpo do conselho estadual de justiça e direitos humanos.

A cerimônia aconteceu no plenário da Ordem. O evento, além de se destinar a empossar os conselheiros, serviu como marco oficial do início efetivo de suas atividades, que já inicia com grandes desafios para a garantia dos direitos humanos no estado, principalmente no atual enfoque da busca pela paz no campo.

O vice-presidente do conselho, Marcos Vinícius de Almeida será o representante da OAB-PA no conselho. Durante a posse, ele declarou que o momento é de grande luta por parte do órgão, que temcerim-000 como alvo principal o combate a desigualdade e a violência no campo. Para Vinícius, o estado deve lutar pelas causas sociais e emplacar uma luta em favor da ênfase dos direitos humanos na sociedade. “Nós temos um desafio, temos que pensar em métodos de resolução contra a desigualdade. A nossa democracia deixa de ser o direito da minoria e passa a ser um direito de todos, da maioria”, enfatiza.

O presidente da secretaria de estado de justiça e direitos humanos, José Acreano Brasil, enfatizou também a necessidade do conselho se empenhar nas causas de violência no campo e da pobreza, propondo um modelo de desenvolvimento sustentável para o Estado. “Precisamos pensar numa forma de reduzir a pobreza sem solapar os recursos naturais”, salienta.

cerim-0000José ainda acrescenta que a melhor forma de solucionar os problemas da sociedade paraense é estabelecer um programa de relação coletiva entre os principais órgãos de defesa dos direitos humanos. “Precisamos montar um fórum de discussão coletiva, onde deve ser avaliado o papel de cada órgão de defesa, que deverão agir em favor dos direitos da sociedade civil”, conclui.

Além de Marcos Vinícius de Almeida e José Acreano Brasil, estiveram à mesa solene o presidente da comissão de direitos humanos da OAB-PA, Marcelo Freitas e Isabela Jatene, coordenadora do Propaz.

 

 

 

 

 

 

Fotos: Paula Lourinho

Anexos