Home / Notícias
A apresentação foi feita hoje (14) à tarde, diante do presidente Jarbas Vasconcelos, e do vice, Alberto Campos. Para os novos diretores da Associação de Procuradores do Estado do Pará, o apoio da OAB é fundamental para que dois projetos de lei não sejam aprovados no Congresso Nacional: um que cria uma carreira paralela à advocacia e permite que bacharéis de Direito prestem serviço de consultoria e emitam parecer jurídico; o outro projeto veda o exercício da advocacia privada aos advogados públicos.
De acordo com o Procurador do Estado e presidente da Apepa, Sérgio Reis, a emissão de parecer jurídico e prestação de consultoria são atividades estritamente ligadas ao exercício da advocacia. “Nós entendemos que esses atos são privativos de advogados”, declarou o procurador. Ainda segundo Sérgio Reis, os advogados públicos têm o direito de exercer a advocacia privada. “É um ativo da carreira inalienável”, ponderou o procurador.
O presidente Jarbas Vasconcelos, por sua vez, garantiu que a OAB é solidária aos pleitos da Apepa e sempre atuará para defender os direitos e interesses da advocacia pública. Jarbas lembrou que, por ocasião das comemorações do Dia da Advocacia Pública, manifestou-se contrário a exigência de registro de ponto para advogados públicos. O presidente também propôs que os procuradores tenham acesso aos cursos telepresenciais oferecidos pela Escola Superior de Advocacia.
Jarbas Vasconcelos ainda convidou os novos diretores da Apepa para participar no próximo dia 18 de março (segunda-feira) da sessão solene que marcará a devolução simbólica dos mandatos do advogado decano e ex-governador Aurélio do Carmo, de seu vice, Newton Miranda, e dos deputados estaduais cassados no período do regime militar, além do Colégio de Presidentes Seccionais da OAB, que será realizado em Belém nos dias 16 e 17 de maio deste ano.
Diretoria da Apepa
Além do presidente Sérgio Reis, a vice-presidente da Apepa, Carla Melém, o presidente da Assembleia Geral, Ary Cavalcante, e os procuradores do Conselho Fiscal da Apepa, Ana Carolina Peracchi, Gustavo Monteiro e Abelardo Bacelar Silva, também estiveram na reunião.
Fotos: Paula Lourinho