A postura da Ordem foi reforçada por uma comitiva de advogados, liderada pelo presidente Jarbas Vasconcelos, durante visita de cortesia ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, o desembargador Leonardo Tavares, hoje (14) pela manhã. Durante o encontro, a OAB ofereceu, especialmente, colaboração no cadastramento de eleitores em Belém e no interior do estado.
Para isso, o presidente Jarbas propôs uma parceria com o TRE, por meio do projeto “OAB vai à Escola”, que já foi desenvolvido pela Ordem e será retomado nos próximos meses, sob o comando da presidente da Comissão de Direitos Humanos, Luanna Tomaz. “Eu acredito que o cadastramento de jovens eleitores deve ser feito através desse trabalho na escola. E temos que fazer isso intensamente, pois, a partir daí, alcançaremos a família”, comentou o presidente.
Jarbas também propôs intensificar a divulgação do Projeto Voto Cidadão, para reforçar o conceito do “voto consciente” sugeriu uma ação no interior. “Podemos apresentar essa proposta aos presidentes de subseções, de modo que eles interajam com os juízes das Comarcas com o objetivo de atingir as comunidades”. O presidente ressaltou que uma ótima oportunidade para promover essa mobilização será a realização do ‘Colégio de Presidentes de Subseções’, que ocorrerá nos dias 04 e 05 de abril. Além disso, Jarbas convidou o desembargador Leonardo Tavares para participar do evento.
Desembargador
Após a breve reunião, o presidente do TRE afirmou que a atuação da OAB é imprescindível no desafio de garantir o exercício da cidadania dos paraenses. “A Ordem dos Advogados é uma instituição fundamental para o Poder Judiciário, formadora de opinião. Nós precisamos trabalhar juntos. E a Ordem sempre foi parceira do Judiciário”.
O desembargador revelou estar confiante na parceria proposta pelo presidente Jarbas Vasconcelos, especialmente para o interior do estado. “A OAB deverá ser bem participativa no exercício da cidadania, já que há a possibilidade de agir junto às comunidades mais carentes, por meio de suas dezenove subseções, tanto no interior do estado como na região metropolitana de Belém”.
Comitiva
O vice-presidente da Ordem, Alberto Campos participou da visita, juntamente com o conselheiro federal efetivo, Jorge Borba, o conselheiro Agnaldo Correa, o presidente da Comissão de Informática, Juliann Lenonn, os juízes eleitorais João Batista dos Anjos e Mancipor Lopes, e o advogado Célio Simões.
Fotos: Paula Lourinho