Home / Notícias

OAB propõe parceria com o TRT8 para acesso aos programas de virtualização de processos

A virtualização de processos foi novamente tema de reunião entre representantes da OAB-PA e do Tribunal Regional do Trabalho - 8ª Região, na tarde de hoje (13).

Reunidos na sede do Tribunal, o vice-presidente da Ordem, Evaldo Pinto e o Diretor da Secretaria Especial Tecnologia da Informação do TRT8, Théo Pires, discutiram a melhor forma de garantir que os advogados, especialmente, os que militam no interior do Estado, o acesso à internet para dar agilidade aos processos.

A proposta inicial da Ordem, a exemplo do que foi sugerido ao Tribunal de Justiça do Estado - TJPA é que o TRT8 disponibilize uma linha de internet paralela a do próprio Tribunal, para que o advogado possa examinar e acompanhar os processos, sem ter acesso ao sistema do Tribunal. A linha seria instalada dentro da sala dos advogados, nas varas trabalhistas, estabalecendo um horário de utilização do serviço.

A OAB-PA também se prontificou a comprar o equipamento necessário para viabilizar o serviço, que segundo o vice-presidente da Ordem, "era facilitar bastante  a vida dos advogados que atuam no interior do Estado". A OAB irá expandir a discussão sobre o assunto, juntamente com o TJPA. Enquanto isso, o TRT8 trabalhará na implantação do processo eletrônico na capital paraense, com os processos originários do segundo grau - que é pequeno mas será o projeto piloto que servirá como base de ampliação para outros municípios. "Nosso objetivo é tornar uma Vara 100% eletrônica e depois outras 16, mesmo que ainta tenhamos que manter os processos em papel", disse Théo. 

Participaram da reunião o advogado trabalhista Luis Fernando Lazeris e o coordenador de informática da OAB-PA, Swami Castro. Novo encontro está marcado para quinta-feira, dia 16.

Anexos