Home / Notícias
A Semana de Calouro, que iniciou no dia (8) e se estendeu até o dia (12), teve como objetivo mostrar aos acadêmicos de Direito as principais carreiras jurídicas. Na sexta, a palestra iniciada às 16h 30, cujo tema era “Os caminhos do Direito”, contou com a presença de Jarbas Vasconcelos, presidente da Ordem, Altermar Paes, representante do Tribunal de Justiça do Estado, e Godofredo Pires, promotor do Ministério Público.
Promotor
Ao iniciar a palestra, Godofredo Pires falou sobre a história do Brasil e como o Direito formou-se no país, lembrando que o Ministério Público vem desde Portugal, logo após o absolutismo, com um advogado do rei representando o Estado junto ao Poder Judiciário. Godofredo afirmou que o MP representa uma instituição que compõe uma estrutura da justiça. “O Ministério Público resguarda o Estado Democrático de Direito”. E mostrou-se indignado com a PEC que retira do MP o âmbito de investigar e finalizou: “não existe uma carreira por excelência e que o Direito é uma profissão das profissões, pois está em todos os campos.”
TJE
Altermar Paes saudou efusivamente o presidente da OAB pela presença no evento, antes de se expor sobre a colonização e como a Justiça foi implantada no Brasil, onde foi criado o primeiro Tribunal no Rio de Janeiro. Altermar destacou que com a Proclamação da República criou-se a segunda constituição e que somente em 1988 foi criada a constituição que vigora atualmente.
Altermar ainda relatou algumas experiências pelo interior do Pará, ressaltando que a UFPA era onde é hoje a sede da OAB/PA e ficava triste em sua vida estudantil quando diziam que o verdadeiro doutor era o médico. “Um dia, passou na Tv sobre a Alemanha quando ainda era dividida, e um comentário do Paulo Francis respondeu por ele: os jovens estavam trocando a vida em busca da liberdade, que só é digna de ser vivida em liberdade plena. E a plenitude de seus direitos encontra-se no meio jurídico, por isso o verdadeiro ‘doutor’ não é só o médico, mas o advogado também.”
Ordem
O presidente Jarbas Vasconcelos encerrou a palestra enfatizando que a OAB mantém ótima relação com entidades estudantis. Ao se pronunciar a respeito da advocacia, Jarbas comentou que “nós fazemos parte da classe, onde tudo começa e onde tudo termina”. O presidente também recordou que foi Vargas criou a OAB, que perdura há 82 anos. “E com ela, nasceu à feição federativa e, em seguida, nasceu o Conselho Federal da OAB, com representação dos Estados Brasileiros. Então, a OAB do Pará foi criada no dia 5 de Outubro de 1932.”