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OAB prestigia plenária de formação de Comitê do FNDC no Pará

DSC_6453A instalação da representação paraense no Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) ocorreu hoje (23) à tarde, no auditório da instituição. O secretário geral da Ordem, Jader Kawahge, participou do evento, que contou com a presença de representantes de mais 40 entidades.

DSC_6456Diante dos participantes, o secretário geral afirmou que, “historicamente, a OAB sempre defendeu a democracia no Brasil e está à disposição do FNDC”. Além disso, Jader Kawahge ressaltou que recentemente a OAB lançou em todo o país a campanha “Eleições Limpas”, que visa colher mais de 1,5 milhão de assinaturas, para que um anteprojeto de Reforma Política seja votado no Congresso Nacional.

Em pronunciamento, Orlando Guilhon, gestor público da EBC (Empresa Brasileira de Comunicação) e vice-presidente da Associação de Rádios Públicas do Brasil, ponderou que “a luta pela democratização faz parte da 'cesta básica' de cidadania. É tão importante quanto trabalho, saúde e educação”.

DSC_6474De acordo com Orlando Guilhon, "a ideia é disseminar a demanda do FNDC em toda a sociedade por meio de debates, congressos e manifestações", revelando que o FDNC pretende atingir a meta de 1,5 milhão de assinaturas no período de um ano. “Cada vez mais, nós estamos avançando para conseguirmos fazer no Congresso o grande debate que a nossa sociedade necessita para construirmos uma nova lei democrática para a nossa mídia”, concluiu.

Sônia Correa, do Centro de Estudo de Mídia Alternativa Barão de Itararé, também participou da plenária e explicou que o FNDC defende o controle público sobre uma concessão pública. “Para o Brasil ser um país verdadeiramente democrático, ele precisa garantir a democracia na mídia. E a comunicação é um direito humano”, observou Sônia.

FNDC

O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação foi criado em 1991 e é organizado por movimentos sociais e busca debater a temática, com o intuito de recolher cerca de 1,5 milhão de assinaturas para pressionar o Congresso Nacional a regulamentar a comunicação no Brasil, de modo que acabe com o monopólio da mídia conservadora, controlada majoritariamente por grupos familiares.
Fotos: Wildes Lima

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