Home / Notícias

OAB presta atendimento jurídico no Ação Global

IMG-20140427-WA0016Com o tema ‘A mulher e sua importância para a qualidade de vida da família’, foi realizado, no sábado (26), o Ação Global. Como já acontece a alguns anos, a OAB, por meio da comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres, participou do evento, tirando as dúvidas sobre os direitos e defesa das mulheres, direitos do consumidor, questões previdenciários e idosos, dentre outros.

O evento é promovido pelo Serviço Social da Indústria (SESI) em parceria com a Rede Globo em todo o Brasil. No Pará, a parceira é a TV Liberal. Durante o dia de atendimento foram ofertados serviços de saúde, cidadania, educação e lazer que totalizou 28 mil atendimentos.

Ao todo, 20 advogados participaram do evento. Segundo a presidente da comissão Magda El Hosn,  os serviços prestados são relevantes para levar cidadania às pessoas mais carentes. “Esse tipo de ação aproxima ainda mais a instituição à população. Ela também garante que a justiça chegue àquelas pessoas mais necessitadas, e com o conhecimento elas consigam defender seus direitos.”, afirmou.

De acordo com Magda, o objetivo da OAB é aumentar a participação da instituição nas próximas edições do evento. “Vários advogados que estavam circulando por lá (no Ação Global) manifestaram interesse em aderir às comissões da OAB para trabalhar participarem de ações futuras. Isso é muito bom para a Ordem e para aumentar o número de atendimentos durante no próximo evento.

Serviços

Entre os serviços mais procurados estiveram a emissão de RG, título eleitoral e carteira de trabalho. Cláudio Pereira resolveu um problema para o qual não conseguia solução há quase um mês. “Perdi minha carteira de identidade, procurei agendar para emitir uma nova, mas não consegui. Hoje cheguei bem cedo, antes das 6h da manhã, e graças a Deus consegui tirar meu novo RG”, disse.

Entre os destaques desta edição estiveram o teste para detecção de HIV e hepatite B e C entre outros serviços de saúde como consultas com clínico geral, oftalmologista, cardiologista e pediatra. Maria Rosa de Jesus, 64 anos, não perdeu a oportunidade e fez um check up. “Faz tempo que eu não vou ao médico. A consulta e os exames são caros e pelo hospital público eu nem consigo vaga. Hoje eu fiz consulta cardiológica, chequei minha pressão e fiz o teste de glicemia pra ver se estou com diabetes. Minha saúde está bem e foi uma manhã muito boa”, declarou.

No total, mais de 12 mil pessoas visitaram o SESI Ananindeua e puderam participar ainda de atividades de lazer, como aulão de aeróbica, atividades esportivas e concursos de dança. Houve ainda quem optou pelo setor de beleza. Lindanor Alcântara foi ao Ação Global com a missão de ficar mais bonita por uma razão especial - seu aniversário de 70 anos, comemorados no domingo (27). “Vim fazer unha e cabelo para o meu aniversário. Esses serviços são caros, não tenho como pagar, então aproveitei essa oportunidade para ser atendida e adorei”, comemorou a idosa.

No Pará, o evento contou com 77 parceiros e 1 mil voluntários que orientaram os atendimentos nos mais de 40 serviços nas mais diferentes áreas. O crescimento do evento, em todos os Estados do país, foi avaliado pelo superintendente do SESI Pará como um ponto de destaque do Ação Global. “Em qualquer cidade que fazemos o Ação Global a procura é sempre muito grande. Nos esforçamos para trazer muitos parceiros e atender o maior número de pessoas possível, no entanto essa necessidade não diminui com o passar dos anos. É 21º primeiro ano que promovemos esse evento e ficamos felizes em ajudar na medida que podemos, junto com os nossos voluntários”, completou José Olimpio Bastos.

Com informações do G1

Anexos