Home / Notícias
O presidente da OAB-PA, Jarbas Vasconcelos, encaminhou hoje, 08, ofício ao Superintendente Regional da Polícia Federal, Manoel Abbadi, solicitando a a puração da veracidade de denúncias anônimas recebidas pela OAB-PA, de que colonos, comunitários e outros possíveis expropriados da área onde será construída a Hidrelétrica de Belo Monte, estariam sendo aliciados por intermediários da Empresa Norte Energia S/A para constituírem como advogados, profissionais pagos pela própria empresa, para fins de renegociação de suas respectivas indenizações.
Em documento, Jarbas diz que se confirmada, a "lesiva prática, constitui grave infração ético-disciplinar ao Estatuto da Advocacia, no que se refere ao patrocínio infiel do profissional", razão pela qual, ele pediu a investigação.
A OAB/PA pediu ainda que seja instaurado, ex officio, procedimento disciplinar contra os advogados detentores da maléfica conduta.
Leia a íntegra do ofício:
"Exmo. Sr.
DR. MANOEL FERNANDO ABBADI
Superintendente Regional da Polícia Federal
URGENTE
Senhor Superintendente,
Cumprimentando-o, informo a V. Exa., que a OAB/PA, recebeu denúncias anônimas de que colonos, comunitários e outros possíveis expropriados da área onde será construída a Hidrelétrica de Belo Monte, estariam sendo aliciados por intermediários da Empresa Norte Energia S/A para constituírem como advogados, profissionais pagos pela própria empresa, para fins de renegociação de suas respectivas indenizações.
Sem dúvida, a lesiva prática, constitui grave infração ético-disciplinar ao Estatuto da Advocacia, no que se refere ao patrocínio infiel do profissional, razão pela qual, pondero a V. Exa, que possa apurar a veracidade dessas denúncias, para responsabilização dos envolvidos, informando a OAB/PA, para que seja instaurado, ex officio, procedimento disciplinar contra os advogados detentores da maléfica conduta.
Atenciosamente,
JARBAS VASCONCELOS
Presidente da OAB /PA