Home / Notícias

OAB participa do Outubro Rosa

outubro_rosa222

A partir do dia 16 deste mês, o casarão da OAB/PA será iluminado de rosa. A iniciativa faz parte do movimento Outubro Rosa, que é comemorado no mundo todo, para estimular a participação da população, empresas e entidades na luta contra o câncer de mama internacionalmente.

O nome do movimento remete ao laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama no mundo. Esta ação vem motivando e unindo cada vez mais as pessoa, que já começaram inclusive a usar tons cor de rosa para alertar de maneira pacífica sobre a prevenção.

Essa atitude já passou por várias cidades importantes do mundo, e já coloriu prédios históricos como a Torre de Pisa na Itália, o Arco do Triunfo na França, a Casa Branca nos Estados Unidos e as Pirâmides do Egito. No Brasil, o Cristo Redentor do Rio de Janeiro foi iluminado de rosa pelo terceiro ano consecutivo.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA , o câncer de mama é o segundo tipo mais freqüente no mundo e o que mais leva as mulheres à morte no Brasil. De acordo com a American Câncer Society, cerca de 1.3 milhões de mulheres são diagnosticadas com câncer de mama anualmente e meio milhão morrem, sendo uma a cada 69 segundos. A Organização Mundial de Saúde (OMS), diz que a doença deve afetar 49.240 brasileiras neste ano, 12 mil mulheres morrem na faixa etária está acima dos 35 anos, ou seja, 33 mulheres perdem a vida por dia no país.

A partir de Abril de 2009, foi aprovada a Lei 11.664 que assegura o direito à mamografia a todas as mulheres a partir dos 40 anos, pelo Sistema Único de Saúde - SUS. Os indicadores mostram que o sistema público de saúde é frágil, mais de 31% das mulheres nunca fizeram uma mamografia, somente 29% fazem o exame quando solicitados pelo médico e 10% conseguem o diagnóstico precoce, quando a chance de cura é maior.

A disseminação da informação ajuda a desfazer os mitos que ainda existem sobre a doença. Pesquisas realizadas em cinco cidades brasileiras mostram que 47% das mulheres relacionam a doença ao estresse e a problemas emocionais, contrariando as evidências científicas que relacionam a doença ao: histórico de câncer na família, reposição hormonal, abuso de álcool, menopausa tardia, obesidade e não ter filho.

A OAB/PA juntamente com a CAA – Pará, também está na campanha e considera a informação nosso maior patrimônio. No período de 16 à 31/10 o casarão da OAB/PA será iluminado. Para advogadas com mais de 40 anos, a CAA – PA oferecerá gratuitamente o exame de mamografia. As menores de 40 anos ganharão, também gratuitamente, consulta com a ginecologista da Caixa de Assistência. Durante o movimento, serão distribuídos adesivos com a logo do movimento Outubro Rosa na OAB/PA.

________________________________________________

ALERTA

O alerta às mulheres, em especial as advogadas, para seguirem o que recomenda o Ministério da Saúde: o momento mais adequado para fazer o auto-exame é uma semana após a menstruação. Após a menopausa, examine as mamas no primeiro dia de cada mês. O processo é simples e pode detectar o problema em seu estágio inicial, quando a possibilidade de cura é muito grande: até 95% dos casos. Na luta contra câncer de mama, prevenção e autoconhecimento podem salvar vidas.

Anexos