Home / Notícias
A diretoria da OAB-PA paraberniza o ouvidor da instituição pelo seu dia: o advogado Oswaldo Coelho.
A Ouvidoria criada através de resolução aprovada por unanimidade durante a primeira sessão extraordinária do Conselho Seccional, realizada no dia 1º de janeiro de 2010, representa não somente o cumprimento de um compromisso assumido durante a campanha da chapa encabeçada pelo atual presidente da OAB-PA, Jarbas Vasconcelos, como também simboliza uma ação de vanguarda do novo conselho da Ordem, no Pará.
Aos 70 anos, o advogado Oswaldo Coelho ocupou vários cargos públicos. Foi Secretário-Adjunto de Estado de Justiça e Superintendente do Sistema Penitenciário. Com o Prof. Edmundo Oliveira fundou o Instituto de Criminologia do Pará - ICRIP e o Conselho Estadual de Política Criminal Penitenciária, tendo sido presidente de ambos.
Oswaldo também foi Juiz do Tribunal e Ética e Disciplina da OAB-PA é ex-dirigente sindical e militante do movimento negro MOCAMBO.
A Ouvidoria Geral da OAB-PA é um canal de mediação isento e ético, sem poder coercitivo, apto para receber dos advogados, advogadas, estagiários inscritos na entidade, estudantes de Direito, funcionários da entidade e de qualquer pessoa interessada: reclamações, denúncias, críticas, sugestões e elogios.
É competência da Ouvidoria Geral da OAB-PA, ouvir atenta e, imparcialmente, a demanda apresentada; dar tratamento, quando solicitado, confidencial da manifestação e nas sugestões recebidas; contribuir na mediação de conflitos e na resolução do problema junto às partes envolvidas; e retornar para o manifestante da solução dada ao problema apresentado.