Home / Notícias
A Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará, repudia as agressões sofridas pela advogada Lia Fernanda Guimarães Farias, secretária-geral adjunta da subseção da em Óbidos. No último dia 20 de março, a profissional esteve na delegacia de Polícia Civil do município de Oriximiná, região oeste do estado.
Na unidade policial, a advogada obidense, que exerce a advocacia há mais de vinte anos, recebeu ameaças da parte contrária ao seu cliente, bem como ofensas, materializadas principalmente pela seguinte frase: “Hoje, ela apanhava". As agressões físicas foram registradas por vídeo. Por meio das redes sociais e aplicativos de mensagem, a gravação repercutiu por toda a região.
O episódio ficou marcado ainda pela conduta da autoridade policial, que recusou-se a efetuar o procedimento contra as agressoras. Somente após tomar conhecimento que a advogada acionou a Corregedoria da Polícia Civil do Pará - 12h transcorridas do fato, a autoridade policial registrou o ofício. Vale ressaltar que a advogada estava no exercício da profissão, acompanhando seu cliente, um direito que é assegurado pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Advocacia.
É bom enfatizar ainda que a advocacia é indispensável à administração da Justiça. Em razão disso, a Ordem no Pará manifesta total apoio à advogada e reafirma que não medirá esforços para assegurar que todas as prerrogativas profissionais de advogadas e advogados paraenses sejam devidamente observadas e respeitadas por qualquer autoridade pública.
Belém, 26 de março de 2021.
Cristina Lourenço
Presidente em exercício da OAB Pará