Home / Notícias
Será que todo cidadão tem consciência da importância do seu voto? Será que ele entende as conseqüências do seu voto? Será que conhece seus direitos e deveres de cidadão? Foi justamente pensando em esclarecer questões como essa e criar uma consciência política dos deveres de direitos do cidadão, que o Sesi/ Fiepa conceberam o projeto Voto Consciente.
Desenvolvido pelo Conselho de Responsabilidade Social da Fiepa, reconhecendo o desconhecimento de muitas comunidades em relação ao Direito Eleitoral, e sobre a função de cada um dos atores dentro do processo eleitoral, o projeto foi apresentado hoje (8), durante reunião entre o grupo de combate à corrupção da OAB- PA, José Olimpio Bastos - Superintendente Regional do Sesi no Pará e o presidente da Ordem, Jarbas Vasconcelos. “O Voto cidadão é um projeto neutro, apartidário, que se propõe, através da educação cidadã, promover a consciência política naquela parcela da população menos conscientizada”, explica a presidente do Conselho de Responsabilidade Social, Lia Carvalho.
O projeto consiste da apresentação de uma peça teatral, do grupo Experiência, que será exibida no lançamento do projeto, previsto para o mês de agosto. A princípio, o público alvo é formado por quase quatro mil pessoas, entre funcionários, clientes e parceiros das 1302 indústrias inscritas na Federação das Indústrias do Estado do Pará. Eles participarão de oficinas de teatro e ainda receberão um vídeo com espetáculo falando do projeto, que deverá ser exibido nas empresas.
“Nós consideramos quatro mil pessoas um número expressivo, mas pequeno diante da meta do projeto”, observa Lia, que está buscando parceiros institucionais a fim de viabilizar o projeto. “Nossa conversa hoje com a diretoria da Ordem e com os membros do grupo de trabalho de combate à corrupção eleitoral é justamente firmar parceria para divulgar o projeto e levar esse conhecimento a um maior número de pessoas possível”, acrescentou.
Para o presidente da Ordem, o projeto é muito bem vindo. “A OAB vai apoiar integralmente o projeto e ainda vai procurar outros parceiros. A nossa capacidade de mobilização junto à sociedade é muito grande. Nós temos muitas comissões e todas estarão emprenhadas nesse propósito”.
Segundo Jarbas, o projeto também terá o apoio integral do grupo de trabalho da OAB-PA, que integra o Comitê de Combate à corrupção. “A compra do voto só tem curso por causa da inconsciência eleitoral. Nesse sentido a nossa missão é muito importante”, afirmou.
O grupo de trabalho de combate à corrupção da OAB-PA está estudando o Projeto Ficha Limpa, sancionado no dia 30 de maio pelo presidente Lula, se preparando para integrar o projeto, realizando palestras e atuando lado a lado do MP na apuração das denúncias de crimes eleitorais.