Home / Notícias
Na manhã da última terça-feira (23), o presidente da Ordem no Pará, Alberto Campos, e o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ricardo Melo, receberam cartilhas, gibis e cartazes do projeto “Violência Sexual contra crianças e adolescentes é crime!”, das mãos do presidente da Imprensa Oficial do Estado (IOEPA), Jorge Panzera, após parceria realizada em maio com a instituição. O material será lançado no dia 19 de agosto, durante seminário sobre Educação, Violência e Atendimento à Rede da Criança e do Adolescente, na sede da seccional paraense.
O conteúdo também será exposto no estande da IOEPA, na 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro, no Hangar, e a partir de setembro, o material será divulgado em caravana, pela comissão de trabalho, nos municípios de Breves, Portel e Curralinho, no Marajó. "Com o projeto 'Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes é Crime!', desenvolvido pela OAB-PA, percebemos que essas três cidades do Marajó possuem maiores índices de violência sexual contra crianças e adolescentes", afirmou Ricardo Melo.
Ao procurar uma linguagem mais próxima das crianças, a comissão de trabalho criou o gibi “Dico & Mariá em Conte pra Alguém”, com três personagens: Dico, Mariá e Helô. A HQ conta a história de um padrinho que abusou sexualmente da afilhada. A professora da menina detecta o abuso e denuncia o caso à família e ao Conselho Tutelar. "Fizemos também, uma cartilha aos professores para esclarecer a violência sexual, como combater, denunciar e instruir os alunos", informou o presidente da comissão temática.
Para o presidente da Ordem, Alberto Campos, o projeto faz parte do compromisso da OAB-PA com a interiorização dos serviços das 92 comissões que recebem demandas da sociedade civil. “Essa parceria com a Imprensa Oficial veio proporcionar com que nós conseguíssemos chegar a algumas políticas que a Ordem utiliza nas mais longínquas regiões do estado. Vamos começar pelo Marajó, mas precisamos estender a todas as 25 subseções da OAB que temos pelo Pará”, declarou.
Estiveram presentes na entrega das cartilhas: a secretária geral adjunta, Helen Moreno, as integrantes da comissão temática, Edna Barroso e Patrícia Coelho, assim como a bacharel em Direito, Renata Santos.
Fotos: Yan Fernandes