Home / Notícias

OAB-PA e Sinjor entregam o I Prêmio Paraense de Jornalismo em Direitos Humanos

DSC 8309A cerimônia de entrega foi realizada ontem à noite, no plenário Aldebaro Klautau, durante a Sessão Pública alusiva ao Dia Internacional dos Direitos Humanos que ficou marcada também pela concessão do Prêmio “José Carlos Dias de Castro” à Ana Celina Bentes Hamoy, Maria de Nazaré Sá de Oliveira e Marie Henriqueta Ferreira Cavalcante, que se destacaram na luta em defesa dos direitos humanos na Amazônia.

O Prêmio Paraense de Jornalismo em Direitos Humanos foi idealizado e organizado pela Comissão de Direitos Humanos da OAB-PA e Comissão de Direitos Humanos do Sinjor-PA com a finalidade de premiar matérias jornalísticas acerca dessa temática, que contribuam para a divulgação e valorização dos direitos humanos no Pará.

DSC 8323O prêmio faz parte da campanha “Um novo olhar da mídia para os Direitos Humanos”, cujo objetivo é chamar atenção dos jornalistas e veículos de comunicação para novas formas de abordagem sobre direitos humanos; e combater a criminalização dos defensores de direitos humanos pela mídia. Os jornalistas concorreram em quatro categorias: Jornalismo Impresso, Telejornalismo, Radiojornalismo e Webjornalismo. Foram inscritos 31 trabalhos, sendo cinco em Jornalismo Impresso, dez em Telejornalismo, oito em Radiojornalismo e oito em Webjornalismo.

Composta pelas jornalistas Avelina Castro e Caroliny Pinho e pelo advogado membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB-PA, André Leão, a comissão julgadora avaliou os trabalhos no dia 1º de dezembro, na sede do Sinjor-PA. O primeiro lugar de cada categoria recebeu prêmio de R$ 1.000,00 e mais certificado, enquanto o segundo e terceiro colocados de categoria apenas certificados.

DSC 8265Ao mencionar a crise sem precedentes vivenciada pelo país, o presidente da Ordem no Pará, Alberto Campos, defendeu que deve ser firmado “um pacto para o fortalecimento entre as instituições do Brasil”, apontando o I Prêmio Paraense de Jornalismo em Direitos Humanos como uma exemplar iniciativa nesse sentido.

Presidente do Sindicato dos Jornalistas do Pará, Roberta Vilanova observou que a tendência é que a qualidade das matérias que disputarem o prêmio nas próximas edições alcance um nível ainda melhor, mas considera a criação da premiação como “o primeiro passo para melhorar as abordagens jornalísticas em diretos humanos”. Para a presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-PA, Luanna Tomaz, o prêmio estimulará a produção de mais reportagens nessa temática.

A seguir, confira a lista de vencedores:

TELEJORNALISMO

1º lugar

FABIANO VILLELA

Matéria: Impactos ambientais e sociais de grandes projetos na região do Xingu

Veículo: TV Liberal/Globo

2º lugar

TAINÁ AIRES

Matéria: Violência obstétrica

Veículo: TV Liberal

3º lugar

NATHÁLIA KAHWAGE

Matéria: Quase 30 comunidades de Barcarena sofrem com acidentes ambientais

Veículo: TV Liberal

WEBJORNALISMO

1º lugar

ABÍLIO DANTAS

Matéria: Perseguição religiosa

Veículo: Portal Outros 400

2º lugar

ANA PAULA AZEVEDO

Matéria: Homofobia: um ato de ódio que machuca a vítima

Veículo: Diário Online – DOL

3º lugar

ABÍLIO DANTAS

Matéria: Refugiados em Belém

Veículo: Portal Outros 400

RADIOJORNALISMO

1º lugar

ÍRIS BASTOS

Matéria: Cultura do estupro não me cala

Veículo: Rádio Cultura FM

2º lugar

CELSO FREIRE

Matéria: Direitos Humanos – pra quem?

Veículo: Rádio Unama FM

3º lugar

CARLOS REIS

Matéria: Preparação Enem Detento

Veículo: Rádio Cultura FM

JORNALISMO IMPRESSO

1º lugar

FABRÍCIO QUEIROZ

Matéria: Belém casa do povo Iorubá

Veículo: Revista Amazônia Viva/O Liberal

2º lugar

VICTOR FURTADO

Matéria: Roubos lideram infrações

Veículo: Jornal “O Liberal”

3º lugar

VICTOR FURTADO

Matéria: Reincidência chega a 58%

Veículo: Jornal “O Liberal”

Anexos