Home / Notícias

OAB-PA e conselheiro federal serão desagravados em função de reportagem publicada no sul do Pará

DSC 0339---

Reunido ao longo da tarde de hoje para a segunda sessão ordinária da gestão do presidente Alberto Campos, o Conselho Seccional aprovou, de ofício, que seja promovido desagravo em favor do atual conselheiro federal e membro honorário vitalício da OAB-PA, Jarbas Vasconcelos, e da própria instituição, que foram ofendidos em matéria jornalística veiculada em jornal impresso que circula no município de Parauapebas, região sul do estado.

Publicada na página 07 da edição que compreendeu o período de 23 a 25 de fevereiro deste ano, a reportagem faz referência ao discurso proferido pelo conselheiro Jarbas Vasconcelos (presidente da OAB-PA à época) por ocasião do velório do advogado Jakson Silva, presidente da subseção da OAB em Parauapebas assassinado em Manaus, capital do estado do Amazonas.

Ao repudiar o conteúdo da publicação, os conselheiros seccionais decidiram por aprovar ainda que a OAB-PA exija que seja concedido direito de resposta à instituição no veiculo de comunicação, bem como ingresse na justiça com ação por dano coletivo contra o autor da reportagem - conforme informação contida no jornal, além de outras medidas judiciais cabíveis.

O Crime

Jakson Silva foi assassinado no dia 24 de janeiro de 2015, no bairro Redenção, na Zona Centro-Oeste de Manaus. De acordo testemunhas, o advogado teria sido abordado por dois homens em uma motocicleta enquanto andava pela rua. Um deles disparou um tiro que atingiu o abdômen do advogado, que chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. A vítima levava uma mochila com um notebook, além de três celulares e quase R$ 2 mil, em dinheiro.

 

Anexos