Home / Notícias
A Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Pará, OAB-PA, realizou hoje, 29, a inauguração do serviço de internet Access Point no Fórum de Santa Izabel, a segunda cidade a receber o serviço. A primeira foi Ananindeua. A sala equipada permitirá aos advogados que militam na área, acessar por meio de wireless, totalmente livre de senha, com os seus notebooks, I-Pads ou mesmo com I-Phones, a rede exclusiva do Tribunal Regional do Trabalho 8ª Região – TRT8 e nas dependências de todos os foros.
Manasses da Rocha, Presidente da Subseção da OAB de Capanema, explica que o serviço é fundamental. “[No interior] praticamente não tem internet e vamos ter de alta velocidade” A advogada de Santa Izabel, Fernanda Athayde, ressalta a importância do serviço: “é importante por causa da distância, principalmente quando a gente precisa mandar alguma petição de urgência, evita ficar indo toda tempo ao protocolo e dá mais celeridade”.
A Delegada de Santa Izabel, Andrea Oliveira, representando o Presidente da Subseção da OAB de Castanhal, Marcelo Pereira, ratifica a afirmação de Manasses sobre a dificuldade de acesso no interior. “Nós só tínhamos o modem da Vivo e Oi, a conexão caía muito. Com a parceria da OAB e TRT8 ficou muito mais veloz o acesso”, afirma.
O Secretário Geral da OAB-PA, Alberto Campos, e Dr. Eduardo Imbiriba, Tesoureiro e Presidente da Câmara da OAB, representaram o Presidente da Ordem, Jarbas Vasconcelos, no evento. Alberto Campos disse que “a internet é imprescindível ao serviço diário da advocacia e, quem não se atualizar na questão da informática, ficará para trás. Nós estamos preocupados com isso, por isso prestamos serviços em parceria com o Tribunal do Trabalho para que o advogado possa fazer peticionamento eletrônico, consultas de seus processos, fornecer essa estrutura dando equipamento e, futuramente, treinamento especializado”.
Segundo ele, esses treinamentos serão interiorizados pela Escola Superior de Advocacia da Ordem. Eduardo Imbiriba lembra da importância da internet para o advogado: “para se ter uma idéia, hoje, no STF, você não ajuíza mais uma petição no papel”.
A servidora do Tribunal Dorotéia Silva, representando o Diretor da Secretaria da Vara de Justiça do Trabalho de Santa Izabel, Sammy Johnson, afirma que, se a OAB trabalhar mais virtualmente possível, irá diminuir o tráfego de papel e agilizar os procedimentos. “Essa parceria vai ser boa à OAB e ao Tribunal que vão trabalhar de forma mais ágil”, disse.
“O serviço é garantido com a velocidade e a segurança que o advogado necessita para ter acesso, por meio de internet sem fio, à rede exclusiva com os serviços disponibilizados pelo Tribunal”, afirmou o chefe do setor de informática da OAB-PA, Swami Paes.
ACCESS POINT
Desde maio desse ano a OAB-PA está em tratativa com o Tribunal para implantação do serviço de access point. O projeto piloto foi instalado naquele mesmo mês em Belém. A assinatura do convênio entre as instituições, oficializando a parceria, aconteceu dia 13 de setembro, durante a V Conferência dos Advogados do Estado do Pará, realizada de 12 a 15 de setembro, no Hangar.
Com o convênio os profissionais terão serviços oferecidos pelo TRT8 como: o escritório virtual - com o peticionamento eletrônico; o pré-cadastro de reclamação trabalhista; reserva de autos e agenda do advogado; solicitação de vistas; consulta de processos, entre muitos outros.
Ao todo 20 access points serão instalados nos foros trabalhistas dos municípios do interior do estado: Abaetetuba (1), Tucuruí, Xinguara, Capanema, Castanhal, Paragominas, Redenção, Parauapebas, Altamira, Itaituba, Santarém (2), Marabá (2) e Macapá. Este último, atendendo à solicitação feita pelo presidente do TRT8, José Maria Quadros de Alencar, por tratar-se de um local totalmente desprovido desse serviço.
Os equipamentos foram adquiridos pela OAB-PA, com investimento na ordem de R$28.440,00. O trabalho, incluindo, cabeamento lógico e elétrico, instalação, configuração e apresentação do access point aos advogados, deverá ser concluído até o final desse ano.
Passo a passo para acessar a rede sem fio de internet do Tribunal:
1- Procurar a rede disponível no seu aparelho (notebook, iPhone , iPad, netbook, ou qualquer outro que se conecte à internet).
2- Ao serem exibidas as opções, acessar a rede com o nome: OAB-PA.
3- Pronto! Você já está navegando pela rede OAB-PA e pode acessar todos os sites disponíveis pelo convênio OAB e TRT.
Fotos: Paula Lourinho
Clique aqui para acessar a matéria de inauguração do Access Point em Ananindeua