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O objetivo é fiscalizar se todos os 144 municípios que têm até esta terça-feira (28) para se adequar às exigências da Lei Complementar 131 de 2009 e disponibilizar seus gastos detalhados na internet estão cumprindo a legislação. Segundo explica Marcus Vinicius no ofício enviado aos presidentes das Seccionais, “a Comissão terá como suas principais missões cobrar dos poderes públicos e fiscalizar o efetivo direito da cidadania à informação e à transparência na gestão pública, no momento em que se reinsere a OAB no Fórum pelo Direito à Informação, reunindo diversas entidades da sociedade civil.”
O presidente da Ordem, Jarbas Vasconcelos, desejou êxito no trabalho da Comissão. “Estamos atendendo a um pedido do presidente nacional da OAB, e visando a reforma política no nosso país, espero que esta comissão tenha uma atuação profícua.”, cumprimentou.
Ainda segundo Jarbas, a criação de Comissão que visa cobrar e fiscalizar a disponibilização de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira dos entes do Estado Democrático de Direito, principalmente dos Municípios, é importante para a sociedade. “Considerando que a partir do dia 27 de maio do corrente ano, 4 (quatro) mil municípios com menos de 50 (cinqüenta) mil habitantes passaram a observar a obrigatoriedade de dar publicidade aos gastos e receitas orçamentárias pela internet, em razão da Lei da Transparência, torna-se relevante para a sociedade a criação dessa comissão.”
No Pará, foram criadas uma comissão em âmbito seccional e duas subcomissões: uma que abrangerá a região oeste do estado e outra da região sul e sudeste.
Compõem a Comissão de Controle Social de Gastos Públicos os Conselheiros Seccionais:
- João Jorge Hage Neto, OAB/PA nº 5916 – presidente da comissão;
- Luiz Paulo de Almeira Zoghbi, OAB/PA nº 5129; e
- Paulo Augusto de Azevedo Meira, OAB/PA nº 5586.
Integram a Subcomissão de Controle Social de Gastos Públicos que representará a região Oeste do Estado do Pará:
- presidente da Subseção de Santarém, Ubirajara Bentes de Souza Filho, OAB/PA nº 7216 – presidente da subcomissão;
- presidente da subseção de Itaituba, Maria Cristina Portinho Bueno, OAB/PA nº 8809-B;
- presidente da subseção de Monte Alegre, Marco Aurélio Castrillón Neto, OAB/PA nº 13499;
- presidente da subseção de Óbidos, Antônio Sales Guimarães Cardoso, OAB/PA nº 4407; e
- presidente da subseção de Novo Progresso, Kleverson Fermino, OAB/PA nº 16632-A, para integrá-la.
Integram a Subcomissão de Controle Social de Gastos Públicos que representará a região Sul e Sudeste do Estado:
- presidente da Subseção de Marabá, Haroldo Wilson Gaia Pará, OAB/PA nº 8971 – presidente da subcomissão;
- presidente da subseção de Conceição do Araguaia, Dalila Gianni Dias, OAB/PA nº 11333-B;
- presidente da subseção de Parauapebas, Jakson de Souza e Silva, OAB/PA nº 10064;
- presidente da subseção de Redenção, Carlos Eduardo Teixeira Chaves, OAB/PA nº 12088;
- presidente da subseção de Rondon do Pará, Adriana Andrey Diniz Lopes, OAB/PA nº 7630;
- presidente da subseção de Tucuruí, Marcelo Matos Barreto, OAB/PA nº 12457-B;
- presidente da subseção e de Xinguara, Cícero Sales da Silva, OAB/PA sob nº 10802.
O presidente da comissão seccional, o conselheiro João Jorge Hage Neto, agradeceu a indicação: “Agradeço e espero contar com a colaboração de todos, também por aclamação”, solicitou.
Comissão Nacional
A Comissão de Controle Social dos Gastos Públicos do Conselho Federal da OAB foi criada dia 22 de maio, durante o encerramento do Fórum por um Brasil Transparente, promovido pela entidade. O evento reuniu autoridades e estudiosos da matéria, que realizaram um balanço crítico de um ano da Lei de Acesso à Informação (Lei n. 12.527/2011) e de quatro anos da Lei da Transparência (Lei Complementar n. 131/2009).
A criação da Comissão será informada ao Conselho Federal sobre a aprovação dessa Comissão.
Fotos: Paula Lourinho