Home / Notícias
A sede da Ordem no Pará abriga, entre 17 e 27 de junho, a IV Exposição Fotográfica "Contando Histórias". A mostra é uma parceria da UFRA, por meio do Núcleo Amazônico de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia (ACESSAR), com a Fundação Cultural do Pará e a Comissão de Proteção aos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB-PA. O objetivo é retratar histórias de vida inspiradoras que contribuam para tornar a sociedade mais justa, humana e inclusiva.
Nesta segunda-feira (24), houve programação especial com músicas, danças e rodas de conversas. Vice-presidente da Comissão de Proteção aos Direitos da Pessoa com Deficiência, Fádia Mauro esteve presente, assim como representantes do Núcleo ACESSAR. A advogada abriu os debates acerca de diversos temas, como direitos dos autistas e mercado de trabalho.
Durante a programação, a presidente da comissão temática, Gisele Costa, destacou a importância da inclusão de jovens autistas e deficientes no mercado de trabalho. A advogada disse que reuniu com a Comissão de Acessibilidade do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8) e apresentou o projeto "Empresa Parceira da Pessoa com Deficiência", que visa contratar jovens autistas e com deficiência intelectual, sem que percam o Benefício da Prestação Continuada (BPC), que consiste em uma renda de um salário mínimo para idosos e PCD's com famílias de baixa renda.
"Pensamos no Jovem Aprendiz, que vai de 14 a 24 anos. Há contrato de trabalho, carteira assinada e não perde o Benefício da Prestação Continuada. Pensamos também em um contrato para pessoas com idade mais avançada, que não se encaixam no jovem aprendiz. É um contrato especial para que possam sair do assistencialismo e entrar realmente no mercado de trabalho, pois essas pessoas têm competências para estar no mercado", pontuou Gisele.