Home / Notícias
A Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Pará, lançou oficialmente o 1° Circuito de Corridas dos Advogados 2011. A ocasião foi marcada com um coquetel, realizado ontem (14) à noite. O evento terá início no mês de maio, constando de cinco etapas a serem realizadas nas cidades de Santarém, Paragominas, Marabá, Ananindeua e Belém.
O objetivo da Ordem na realização do circuito é enaltecer os princípios do esporte e fortalecer a prática do atletismo, como parte indispensável na construção de uma vida mais saudável. O projeto, apresentado pela OAB, visa promover maior integração entre a Ordem e a sociedade através da prática do esporte e reforçar o incentivo na formação de novos atletas.
A OAB também objetiva este ano aumentar o número de participantes em relação ao ano passado, quando teve apenas 5% de seus inscritos participando. A meta para este ano é atingir 20% dos 11.000 inscritos na Ordem.
A corrida poderá ser praticada por qualquer pessoa acima de 16 anos, tendo categorias especiais para Advogados, Juízes e membros do ministério público.
Este será o primeiro ano em que a OAB irá realizar o evento na categoria por etapas. A iniciativa teve seu estopim no ano de 2003 com a Corrida e Caminhada do Advogado. De 2008 a 2010 foram realizadas as corridas dos advogados de Paragominas e em 2010 a 8ª Corrida dos Advogados de Belém, com 1.300 inscritos. Este ano o circuito de corridas irá percorrer primeiramente a cidade de Santarém no dia 15 de maio, num percurso de 5 km, seguido por Paragominas, no dia 05 de junho, onde serão percorridos 8 km. A terceira etapa será realizada na cidade de Marabá, no dia 19 de junho, também com um percurso de 5 km. No dia 07 de agosto o circuito terá continuidade em Ananindeua, com um circuito de 8 km e no dia 28 de agosto acontece em Belém a última etapa do circuito, com mais 8 km de percurso, totalizando os 34 km a serem percorridos durante todo o circuito.
O atleta que acumular mais pontos em todas as etapas será considerado campeão geral, sendo que em cada etapa o atleta vencedor soma 15 pontos. Para ser campeão o atleta deve participar no mínimo de três provas. Todos os participantes, ao final da última etapa, irão receber medalhas de mérito por participação na corrida. As premiações serão destinadas aos três primeiros colocados, tanto da categoria masculina, quanto da feminina. O primeiro lugar ganhará uma moto, o segundo, um notebook e o terceiro, uma TV 32”.
As provas farão parte do calendário estadual de atletismo e serão arbitradas de acordo com as regras do esporte. O resultado da classificação será disposto no site da OAB. Cada atleta inscrito irá receber um kit, contendo camisa, numeração e chip e terão seminário técnico antes de cada etapa. Durante as corridas haverá ainda um trabalho de conscientização ambiental feito em parceria com a ONG No Olhar.
O 1º Circuito de Corrida dos Advogados terá o apoio do Flytour, que será a agência oficial do evento. O Circuito terá também ampla divulgação na mídia local. As inscrições devem começar na próxima semana e serão feitas pela internet no site www.oabpa.org.br.