Home / Notícias

OAB lança campanha de denúncia contra nepotismo no Estado

No início deste mês a revista Isto É exibiu matéria denunciando supostos casos de nepotismo envolvendo o Tribunal de Justiça Eleitoral (TJE) e o Governo do estado do Pará.  O assunto repercutiu na imprensa do Brasil inteiro. A Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Pará (OAB-PA) protocolou no Conselho Nacional de Justiça - CNJ, um pedido de abertura de sindicância para apuração das denúncias. O pedido se originou após as denúncias de que parentes até o terceiro grau de magistrados e desembargadores estariam exercendo cargos no judiciário e no executivo paraense, inclusive no gabinete do Governador Simão Jatene.

Após a análise dos documentos enviados pela OAB/PA, o CNJ acatou as denúncias e designou dois juízes auxiliares, Júlio César Ferreira de Melo e Erivaldo Ribeiro dos Santos, para que sejam apurados os casos e os supostos favorecidos sejam exonerados de seus cargos. O presidente da OAB/PA Jarbas Vasconcelos considera que “o nepotismo é  um mal que precisa ser combatido, porque é incompatível com os princípios que norteiam  não somente  a Administração Pública, mas  lesa os princípios  estruturantes da nossa Carta”.

Após esses fatos a OAB/PA lançou à campanha Nepotismo Não! e disponibilizou no site um link para que novas denúncias sejam feitas diretamente à Ordem, caso o internauta tenha conhecimento de algum evento envolvendo nepotismo no estado. Vale ressaltar que as denúncias são sigilosas e de imensurável importância para que cargos ilegais não sejam exercidos no poder público do Estado. Portanto se você conhece algum magistrado ou desembargador, que tenha parentes até o terceiro grau exercendo cargo no poder público, denuncie!

O link está disponível no site www.oabpa.org.br/denuncia/denuncia

Anexos