Home / Notícias
O espaço cedido pelo Juiz Arielson Ribeiro Lima, foi totalmente equipado pela prefeitura de Jacundá, por meio do Prefeito Izaldino Altoé. Todos os móveis, computador com acesso à internet, impressora e até uma funcionária foram cedidos pela prefeitura. O espaço foi inaugurado ontem, 3, às 19h, no município de Jacundá e contou com a presença de dezenas de advogados da região.
Para o presidente da subseção Haroldo Gaia, é muito gratificante atender um pleito antigo dos advogados da região. “Nós só temos a agradecer o fato do juiz ter compreendido a importância de um espaço com este para a nossa. Pois este lugar, como em todas as salas, ela servirá de suporte para o exercício da profissão.”
Interiorização
Seguindo o projeto de interiorização da OAB-PA, Haroldo, afirmou que esta ação da Ordem, confirma o compromisso de garantir a presença da instituição em todos os municípios do estado. “Onde tiver um advogado, lá a OAB estará para garantir o acesso à justiça.”
“Essa sala é um grande avanço para Jacundá. Eu agradeço ao prefeito por esta grande parceria e ao judiciário pelo diálogo que vem mantendo com a OAB.”
A sala atenderá além de advogados locais, outros profissionais que chegam à Jacundá para responder por algum processo. Na comarca existem aproximadamente 3000 processos, 5 advogados.
Parceiros
A sala atenderá além de advogados locais, outros profissionais que chegam à Jacundá para responder por algum processo. Na comarca existem aproximadamente 3000 processos, 5 advogados.
Segundo o Juiz da comarca de Jacundá, Arielson, o atendimento dessa demanda dos advogados aconteceu por uma sintonia que existe entre o poder judiciário e a OAB. Segundo ele, que já foi advogado, “ele estava no lugar certo na hora certa”. “Eu fui advogado e, por isso, entendo perfeitamente os problemas que esses profissionais enfrentam no exercício da profissão. Esta sala aqui com certeza aproximará ainda mais as duas instituições.”, afirmou.
Arielson destacou ainda que considera importante a presença do advogado perto do gabinete. “A porta do meu gabinete está 24 horas aberta para a sociedade e, especialmente, para os advogados, pois estamos todos aqui trabalhando em prol da justiça.”
Já o prefeito Izaldino Altoé, agradeceu à OAB por mais essa conquista para o município. “Essa chance de termos a OAB perto da gente é fundamental.” Para Izaldino, a presença dessa sala dentro do fórum vai agilizar o andamento dos processos. “Eu tenho orgulho de ser parceiro da OAB, pois sei que facilitando o exercício profissional da advocacia, eu ajudo a melhorar a qualidade da prestação dos serviços da justiça à população do município de Jacundá.”, concluiu ele se colocando à disposição da OAB para novas parcerias.
A advogada Amanda de Oliveira Freitas comemorou a conquista do espaço. “Antes nós tínhamos que atender nossos clientes pelos corredores do fórum. Agora conquistamos um espaço que será do advogado. Tudo será diferente. Nós agradecemos ao juiz, ao prefeito e a essa administração da OAB.”
O vice-presidente da Ordem, Alberto Campos, elogiou a postura do magistrado da região. Segundo ele, um juiz que tem uma história como a dele, que não esquece suas origens da advocacia, merece o respeito da OAB. “O senhor deve servir de exemplo, pois reconhece a importância da advocacia para o tripé da justiça.”
Alberto também alertou os advogados da região para a importância de ter um espaço com este, especialmente ás vésperas da implantação do PJE na justiça comum. “A implantação do PJe na justiça comum é algo irreversível e esta sala dos advogados será fundamental para dar o suporte aos profissionais nesse momento.”
Alberto também parabenizou o presidente da subseção de Marabá e os advogados da região. “Essa conquista deve-se também ao fato de existir em Marabá um presidente diligente, aliado à luta incansável dos advogados de Jacundá, que foram incansáveis e em nenhum momento perderam as esperança de verem seu sonho realizado.”
O presidente da seccional da Ordem, Jarbas Vasconcelos foi o último a fazer sua fala. Para ele, o juiz que inicia sua carreira pela advocacia entende os problemas dos advogados e das partes e o envolvimento do prefeito é salutar para um bom relacionamento entre as instituições. “Eu fico feliz com a união entre os poderes judiciário e executivo. De mãos dadas para o pleno exercício da advocacia e do estado democrático de direito, eles garantem o acesso à justiça. E é isso que a Ordem deseja.”
Sobre o novo espaço, Jarbas confirmou o que disse o juiz, e afirmou que um espaço com este, historicamente, melhora a relação entre advogados e juízes. “Aqui já é bom, mas será ficará ainda melhor com este espaço. Essa sala apóia, aumenta e facilita esses diálogos.”
Para finalizar, Jarbas disse que hoje, mantém excelente relação entre OAB e o judiciário. “Com a atual presidente do Tribunal de Justiça, Luzia Nadja, que é paradigmática e dinâmica, nós conseguimos perceber que não devemos brigar um contra o outro, já que temos tantas brigas para brigarmos juntos.”