Home / Notícias
A OAB-PA encaminhou ofício ao Secretário de Estado de Cultura, Paulo Chaves, ao prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho e ao Coronel do Corpo de Bombeiros – QOBM, João Hilberto Sousa de Figueiredo solicitando providencias urgentes em relação à preservação do acervo histórico do Estado do Pará, que se encontra no Arquivo Público.
Em ofício, assinado pelo presidente da Ordem, Jarbas Vasconcelos, e pela advogada Leny Carvalho - presidente da Comissão de Arte e Cultura da OAB/PA, a instituição informa que visitou a sede do arquivo e constatou que o local em torno do prédio, não oferece segurança na guarda da documentação. “Lá tem muitas ligações clandestinas, com fios elétricos se arrastando na calçada do prédio, que abriga barracas com cobertura de lonas plásticas, com venda de alimentos, expondo perigo iminente de fora para dentro do prédio.”, disse a presidente da Comissão.
Ainda segundo Leny, em conversa com o Diretor do Arquivo Público, Prof. Agenor Sarraf, ela tomou conhecimento que outra solicitação pedindo providências sobre o fato já havia sido encaminhada à Prefeitura de Belém, mas até o momento “o momento o problema não foi resolvido.”
“As barracas continuam na caçada do prédio e a fiação elétrica e as instalações hidráulicas do prédio funcionam precariamente”, disse a representante da Ordem, que também foi informada que a Secretaria de Cultura já está planejando a reforma necessária para o local.
Para o presidente da Ordem, algum urgente precisa ser feito antes que parte da história do estado se perca. “No momento em que se luta de todos os lados para o resgate da memória e da história do nosso povo, é inadmissível que permitamos o desaparecimento do arquivo publico.”, concluiu.