Home / Notícias
O presidente da OAB-PA, Jarbas Vasconcelos, o vice-presidente da Ordem, Alberto Campos, e o secretário geral Jader Kahwage inauguraram hoje, 6, a primeira e mais nova sede da subseção de Parauapebas. Totalmente climatizada e equipada para receber os advogados que militam no município, um sonho realizado pelo Conselho Federal da OAB, com o compromisso da atual gestão subseccional da Ordem, sob a liderança do advogado Jackson Silva e da administração atuante da seccional, comandada pelo presidente Jarbas.
Na oportunidade, a OAB prestou uma homenagem ao prefeito municipal de Parauapebas, Valmir Gueiroz, que recebeu das mãos do diretor tesoureiro da Caixa de Assistência dos Advogados, Nalto Justiniano, agradecimento pelos relevantes serviços prestados à seccional. Por meio da parceria da Ordem com a prefeitura, foi possível aparelhar totalmente a sede. A placa foi recebida por Hugo Coutinho, que representou o prefeito na cerimônia.
A cerimônia de inauguração foi muito prestigiada. Os presidentes de subseção Adriana Lopes, de Rodon do Pará; de Marabá, Haroldo Gaia; Cícero Sales, de Xinguara; Josemira Gadelha, de Canaã dos Carajás; a conselheira seccional Luzimara Carvalho; o ex-presidente da subseção de Marabá, Haroldo Silva; o procurador do Município de Belém, Luis Neto; o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAPA), Oswaldo Coelho. Também participaram da inauguração diversas autoridades municipais, advogados da região e personalidades locais.
O vice-presidente da Ordem, Alberto Campos foi o primeiro a se pronunciar durante da cerimônia de inauguração da sede. “Hoje estamos resgatando uma dívida com os advogados de Parauapebas. Estamos cumprindo uma promessa de campanha e entregando a casa do advogado para os advogados daqui.”, disse ele.
Alberto também elogiou a postura do presidente subseccional que é incansável na luta pela melhoria das condições de trabalho com dignidade. “Nós sabemos que a vida de advogado que milita no interior do estado não é fácil, mas este homem (Jackson) não cansa de lutar para mudar essa realidade.”
Alberto falou da mudança pela qual vem passando a advocacia com a era digital e destacou que a nova sede atende os requisitos básicos de funcionalidade. “Esse espaço não tinha a pretensão de ser confortável, mas sim de ser funcional e atender o advogado no que for necessário para garantir o exercício da advocacia inserida nesse novo momento. Mas é também um espaço onde o cidadão virá em busca de justiça.”
O presidente da subseção, Jakcson Silva, visivelmente emocionado, agradeceu a todos pela presença e comemorou a inauguração do espaço que, segundo ele, é a maior demonstração de prestígio da subseção junto à seccional da Ordem. “Essa é a primeira sede inaugurada aqui. E por isso tenho muito a agradecer a cada um que nos ajudou a realizar esse sonho, especialmente, à atual gestão da OAB, que sempre está disposta a ouvir nossas demandas e não mede esforços para atendê-las.”
A obra
A nova sede está localizada na Rua D, no bairro Cidade Nova, que fica atrás do Fórum do município. Ao todo, são 7 salas, sendo uma delas para reunião, outra para abrigar o Conselho da Comunidade, presidido pela subseção da OAB, e outra destinada aos advogados.
A sala dos advogados possui 11 baias, todas equipadas com computadores com internet e impressora. A sede também ganhou um auditório com cem lugares que leva o nome da advogada Sandra Aparecida Parras Fernandes. Na área externa da sede, um amplo espaço abriga uma churrasqueira e um estacionamento para vinte vagas.
Ao todo, a construção da sede custou 426 mil reais, resultado de uma verdadeira união de forças entre Conselho Federal da OAB, que garantiu 300 mil, da Prefeitura Municipal de Parauapebas, que entrou com aproximadamente 100 mil reais – o que tornou possível deixar a sede totalmente equipada e mais 26 mil da subseção, que construiu o estacionamento com a churrasqueira. A sede possui 320 m².
Segundo dados do CFOAB, a obra mais barata já construída nessa gestão do presidente Marcus Vinícius coelho - a quem Jarbas fez questão de agradecer. “Mas é apenas um pedaço da obra, que ainda será ampliada e concluída.”, afirmou o Jarbas, pois segundo ele, a OAB precisa dar exemplo aos governos: “o que um presidente inicia, em nome da advocacia, o outro que assume deve concluir.”
Hoje, a subseção de Parauapebas possui 280 advogados inscritos, e agora a OAB faz justiça com os advogados e com a população do sul e sudeste do estado. “Quando estamos unidos, somos mais fortes. E hoje, com a nossa união estamos recompondo o que devíamos ao povo e à advocacia do sul e sudeste do Pará, garantindo vida digna ao povo e trabalho.”
Novas sedes
Jarbas finalizou sua fala comunicando que até junho do ano que vem, com a ajuda do Conselho Federal, pelo menos, mais quatro sedes serão inauguradas: Ananindeua, Xinguara, Redenção, cujo contrato para construção da sede será assinado na próxima terça-feira, 11 de novembro – e ainda Canaã dos Carajás e Rondon do Pará. “O nosso objetivo é garantir que cada subseção tenha um espaço decente e referência para a advocacia. Isso só está sendo possível com o apoio irrestrito do Conselho Federal.”