Home / Notícias
Além de discutir a formação desse grupo, em reunião, Jarbas Vasconcelos, acompanhado pelo advogado José Carlos Lima - presidente da Comissão de Meio Ambiente da Ordem – reforçou a proposta para fortalecer ainda mais os Tribunais Administrativos, especialmente o TCE. “Nossa proposta é que as cortes de contas executem suas próprias decisões. Afinal de contas, o Tribunal cumpre muito bem o que está estabelecido por lei: ele decide e entrega os títulos para serem executados pela Procuradoria Geral do Estado - PGE, que, por sua vez, encontra-se assoberbada de trabalho. O TCE precisa ter capacidade postulatória.”, observou.
Para Vasconcelos, a decisão não traria custos adicionais, pois o quadro jurídico existente hoje nos Tribunais (TCM e TCE) já é mais do que suficiente para realizar esse trabalho de execução. “Eu não tenho dúvida de que as procuradorias dos Tribunais estão preparadas para executar essa tarefa. E assim sendo, desafogaria a PGE e também as varas, como a da Fazenda, que atualmente possui 40 mil processos.
Novas reuniões, inclusive com a presença de representantes do Tribunal de Contas dos Municípios – TCM, deverão acontecer no próximo semestre para avançar nas discussões sobre a formação desse grupo técnico.