Home / Notícias
A carta foi resultado de uma longa reunião que aconteceu hoje (7), realizada pela Associação Comercial de Altamira e representantes do Movimento Fort-Xingu, para discutir sobre a falta de segurança naquele município.
O presidente da OAB-PA Jarbas Vasconcelos e o vice, Evaldo Pinto participam de uma reunião. Segundo os diretores, a situação é mais grave do que se imagina. Para o presidente da Ordem, os crimes na região aumentaram de maneira assustadora. "Crimes que antes não ocorriam ,agora se tornaram comuns. Assaltos à mão armada, saidinha de banco, sequestros, assalto à banco e até latrocínio. A população não consegue mais dormir em paz. Isso não pode continuar" afirmou Jarbas.
A OAB, juntamente com diversas entidades e órgãos públicos de segurança, assim como a população discutiu o tema que tem tirado o sono dos moradores da região. Ao final do encontro, as entidades representadas subescreveram uma carta ao Presidente da República, Lula pedindo soluções para os problemas que tem se agravado com a construção da Hidrelétrica de Belo Monte.
Leia a íntegra da Carta:
"Altamira, 07 de Outubro de 2010
Ao Excelentíssimo Senhor
Luiz Inácio Lula da Silva
Mui Digno Presidente da República
Brasília - Distrito Federal.
Senhor Presidente.
Na oportunidade em que cumprimentamos Vossa Excelência, informamos que reunidos com a sociedade civil organizada e com as autoridades constituídas de Altamira, nesta data, colhemos dados e depoimentos que dão conta de um fato que era previsível, mas não antes do início das obras de Belo Monte: o incremento exponencial dos índices de violência. E, mais grave! Criminalidade organizada!
São assaltos a bancos com armas de combate, pirataria, seqüestro, tráfico de drogas, assaltos com morte, quadrilhas que praticam saques de propriedades inteiras, formação de bolsões de miséria sob o comando de bandidos.
Estamos na iminência do empreendimento que pensamos seja redentor do nosso desenvolvimento - Belo Monte - ser recepcionado pelo crime organizado e termos comprometido o nosso almejado crescimento econômico-social. Assim, urge que o Estado reaja e garanta a segurança e a paz em Altamira e em toda região impactada pelo empreendimento.
Por tudo, pedimos a V. Exa:
1- O aumento do contingente da Polícia Federal e ampliação da Justiça Federal;
2-A implantação da Defensoria Pública da União;
3-Força Nacional de Segurança por um ano, a contar do início das obras;
4-Financiamento ao Estado e ao Município para a ampliação da polícia civil, militar e guarda municipal;
5-Financiamento ao Poder Judiciário Estadual, Ministério Público e Defensoria Pública para ampliação das suas estruturas;
6- Construção de uma cadeia pública;
7- Antecipação das medidas sócio-ambientais.
Para tanto, solicitamos que Vossa Excelência Designe audiência o mais breve para que possamos tratar e resolver as demandas.
Certo do apoio de V. Exa.,
Subscrevemo-nos,
OAB–PARÁ - JARBAS VASCONCELOS – PRESIDENTE
FORT-XINGU - VILMAR JOSE SOARES - COORDENADOR
ACIAPA – ASSOC. COMERCIAL DE ALTAMIRA - MARCELO ZANELA - PRESIDENTE"