Home / Notícias

OAB e Entidades discutem a programação da Parada Gay 2010

Comissão da Diversidade Sexual e Combate à Homofobia e entidades ligadas ao movimento LGBT já iniciaram os preparativos para a realização da PARADA LGBT 2010 (Lésbicas, Gays, bissexuais, Travestis e Transexuais).

Uma prévia da programação foi apresentada hoje (24) a um grupo de empresários GLS (Gays, Lésbicas e Simpatizantes), em reunião realizada no auditório da sede da OAB-PA.

“Vote pela Cidadania, Vote Não a Homofobia” foi o tema escolhido para a 9ª edição do evento que terá como objetivo principal a luta pela cidadania e pela visibilidade da comunidade LGBT e maior visão política.

A apresentação do evento para os empresários GLS foi de suma importância para a representante da coordenação do evento Simy Larrat. “Eles são a resposta a comunidade que convive todo o ano”, declarou.

Para os movimentos LGBTs, as paradas são um avanço das políticas públicas voltadas para a comunidade, somente no Pará existem atualmente cerca de 40 grupos que lutam contra a Homofobia e por ser comemorado Dia Mundial do Orgulho LGBT, os locais onde as paradas se destacam viram orgulho para a comunidade.

Nos últimos oito anos o evento ganhou proporções gigantescas, levando em 2009 mais de um milhão de pessoas às avenidas, tornando-se um dia aguardado não apenas pela comunidade LGBT, mas para toda a sociedade Belenense. A expectativa para este ano que no dia 26 de setembro cerca de um milhão de pessoas percorram a Avenida Doca de Souza Franco, passando pela Av. Marechal Hermes e finalizando na Av. Presidente Vargas. A comunidade paraense em geral, aliados ou não, serão o público alvo do evento.

Para Samuel Souza, presidente da Comissão da Diversidade Sexual e Combate à Homofobia ressaltou, o papel da Ordem em apoiar as demandas sociais pela primeira vez esse movimento. “A Comissão tem o papel de sensibilizar a categoria em estarem mais próximas desses movimentos, nas conquistas dos direitos”, disse.

Além de Samuel Souza e Diogo Monteiro, participaram da reunião o representante do Movimento da Parada de Belém Simy Larrat, o representante da Coordenação do evento, Eduardo Benigno, e ainda empresários e representantes de ONGs envolvidas com a comunidade LGBT.

Anexos