Home / Notícias
Informatização do judiciário, Surgimento e evolução do Administrador Legal nos escritório de advocacia, Advocacia sustentável e Acesso a linhas de crédito para ampliação, modernização e gestão de escritórios. Estes foram os temas discutidos durante o I Seminário para Sociedades dos Advogados, realizado hoje (25) pela OAB-PA, meio da Comissão da Sociedade de Advogados, em parceria com o Cesa – Centro de Estudos da Sociedade de Advogados.
O evento que aconteceu no auditório Otávio Mendonça, na sede da OAB-PA, reuniu dezenas de advogados representantes dos escritórios de advocacia do Estado.
O primeiro palestrante do dia foi Danilo Rodrigues, Gerente de Mercado do Segmento empresarial do Banco do Brasil. Danilo falou sobre o Proger Urbano Empresarial – programa de linha de crédito para ampliar ou modernizar a Eempresa e o cartão do BNDES, mais uma opção para investimentos na empresa.
Em seguida, o advogado e Conselheiro da Ordem, Mário Paiva falou sobre a importância da informatização dos escritórios para acompanhar a informatização dos processos dentro do judiciário.
Depois foi a vez do administrador legal do Escritório Silveira, Athias, Soriano de Mello, Gimarães, Pinheiro & Scaff – Advogados, Luís Lobo tratar sobre o surgimento dessa função dentro dos escritório o surgimento e a evolução do administrador legal.
A última palestrante do dia foi a advogada e consultora especialista em Planejamento Estratégico, Composição Societária e Gestão de Pessoas na Advocacia sócia da Selem, Bertozzi & Consultores Associados, Lara Selem que falou sobre Advocacia Sustentável e profissionalização dos escritórios.
Para o presidente da CESA, Jorge Alex Athias, a realização do seminário representa mudança no perfil dos escritórios. “Nós estamos muito habituados como direitos humanos, cidadania, mas precisamos nos adequar aos novos conceitos como gestão, eficiência e competência em informática”. Para Alex, o mercado impõe aos escritórios o avanço e modernização e a OAB-PA está atenta para isso. “A idéia e o apoio da Ordem em realizar esse evento e a participação desse público é o sinal extraordinário de pensamento de liberdade da classe, que passou a ver esse tema, antes árido como um assunto atraente”, disse.
Esse foi o primeiro seminário voltado às sociedades de advogados. Hoje estão inscritas na OAB-PA, 379 sociedades, que abrigam uma quantidade expressiva de advogados individuais.
Segundo Jarbas, o fato inédito na OAB será de grande valia para a classe. “Na universidade ninguém nos ensina a ganhar dinheiro. É papel da nossa instituição, pelo menos mostrar os caminhos”.
Jarbas disse ainda que essa gestão da Ordem está preocupada com o mercado de trabalho, “tanto que tivemos a preocupação de convidar, por meio da nossa Comissão de Jovens Advogados, todos os representantes de escritórios com menos de dois”.
O próximo seminário está previsto para acontecer em janeiro de 2011 e deverá ter como tema Marketing Político.
O Gerente Geral do Banco do Brasil, José Batista Capelone Junior, também prestigiou o evento, assim como o Secretário-geral da Ordem, Alberto Campos.
Fotos: Yan Fernandes