Home / Notícias

OAB dialoga com os novos advogados

Um diálogo objetivo e franco com os novos profissionais da advocacia, recém aprovados no exame da Ordem, foi realizado ontem (23), no auditório Otávio Mendonça, na sede da Ordem. Foi o II Ciclo de Palestras promovido pela Comissão do Jovem Advogado da OAB-PA.

O evento que reuniu dezenas de novos operadores do direito, contou com a presença do vice-presidente da OAB-PA Evaldo Pinto, dos Conselheiros Raphael Vale e Robério D’Oliveira, do presidente da Comissão de Prerrogativas Edilson Santiago, do presidente e do vice-presidente da Comissão dos Jovens Advogados, Mauro Santos Filho, Alexandre Ferreira, respectivamente e ainda os membros da comissão Ana Mayra Leite e Juliann Lennon Aleixo.

palestO primeiro a falar com os novos advogados foi Evaldo Pinto. “Não existe profissão mais gratificante do que esta, de fazer estabelecer o direito”, disse ele aos “calouros” da advocacia na abertura do evento. O vice-presidente da Ordem ressaltou que na era da informática, agora mais do que nunca, “aquele que não mergulhar na informática, deverá deixar a advocacia e tentar outra profissão, mesmo ainda jovem”.

 

 

palest_1Ao explanar sobre as prerrogativas, um dos principais temas da programação, Edilson Santiago ressaltou a criação do cadastro de autoridades, que reunirá nomes de qualquer autoridade constituída, que ao cometerem atitudes consideradas ofensivas às prerrogativas dos advogados, não terão direito de inscrição na instituição. “Cabe a nós, fazermos valer a lei, que não é privilégio do advogado, mas sim da sociedade que representamos e defendemos”, declarou Santiago.

O conselheiro Raphael Vale foi o terceiro palestrante do dia. Raphael ressaltou questões importantes sobre a gestão de escritório sua estrutura organizacional. O conselheiro também destacou as o surgimento de outras áreas de atuação da advocacia como novas possibilidades de se trabalhar e ainda deu dicas de como ter sucesso na profissão. “Nunca percam a humildade, isso abre muitas portas e assim vamos trilhando um caminho sólido” finalizou Vale.

Segundo o advogado eleitoral e conselheiro Robério D’Oliveira, ao abordar um dos principais assuntos hoje: a lei da ficha limpa, a lei “chegou tarde, mas é louvável e indiscutível”, pois um dos seus objetivos é coibir e punir diversos abusos no âmbito eleitoral e confessou: “O que presenciamos hoje, é mais uma cena onde a sociedade é traída por aqueles que deveriam protegê-las”, disse ele fazendo referência a votação da Ficha Limpa no STF.

Ao final da reunião, foram sorteados diversos livros de autores da advocacia paraense.

Na próxima segunda-feira (27) no auditório da Faculdade do Ideal - FACI, a partir das 18h, acontecerá a entrega de carteirinhas da Ordem e o juramento dos novos advogados.

Anexos