Home / Notícias
A lista divulgada foi encaminhada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) à Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Pará, onde solicitava a relação dos políticos cassados em âmbito regional nos últimos três anos.
A lista foi apresentada durante coletiva à imprensa, realizada no final da tarde de hoje (29), na sede da Ordem. imprensa os nomes dos políticos paraenses que, em tese, não poderão concorrer às eleições deste ano.
A inelegibilidade de 18 políticos deve-se à aplicação da Lei Ficha Limpa, sancionada no final de maio deste ano, que os impede de candidatar-se devido à falta de condições legais necessárias e que passa a vigorar nas eleições deste ano.
Dentre a relação dos inelegíveis no âmbito do TRE constam prefeitos e vice-prefeitos do interior do Estado. Por conduta vedada, tendo o registro cassado e inelegibilidade por três anos além de pagarem multa, o atual Prefeito e Vice-Prefeito de São Miguel do Guamá e Itaituba. Por captação ilícita de sufrágio, tendo o diploma cassado e pagarem multa, estão os Prefeitos e Vice-Prefeitos atualmente de Bujaru, Chaves, Itaituba e Brasil Novo. Por abuso de poder, sendo cassado e pagarão multa, estão inelegíveis o atual Prefeito e Vice-Prefeito de Conceição do Araguaia, Itaituba, Brasil Novo e, o Deputado Estadual do Município de Belém Nadir Neves, com cassação do diploma de suplente e inelegibilidade.
O TRE acrescentou ainda na lista o atual Prefeito e Vice-Prefeito de São Félix do Xingu, por contas rejeitadas pela Câmara de Vereadores. Além deles, incluiu também por captação ilícita de sufrágio com cassação e multa a Vereadora de Chaves, o 1º e 2º colocado no cargo de Prefeito e Vice-Prefeito de Bujaru.