Home / Notícias

OAB apresenta estudo sobre a 2ª Esquadra da Marinha

2ª Esquadra da Marinha. Esse será o tema da reunião que acontece, sexta-feira, em Belém, na sede da OAB-PA e que contará com a presença de diversas autoridades, professores –representantes das entidades que integraram o grupo de estudo.

Desde abril do ano passado, a OAB-PA vem discutindo a possibilidade de instalação da Base da 2ª Esquadra da Marinha em nosso Estado. Após reunir a bancada federal, senadores, técnicos da Universidade Federal do Pará, o Governo do Estado e muitos outros, a Ordem criou o grupo de trabalho para acompanhar a instalação da 2ª Esquadra da Marinha e avaliar o andamento do processo de instalação da base.

O grupo discutiu diversos aspectos sobre a instalação da 2ª Esquadra da Marinha, analisando tecnicamente as áreas e regiões apresentadas para sediar a base naval. Esse estudo será presentado ao Ministro da Defesa, Nelson Jobim.

Fazem parte do GT, além do presidente da OAB, Jarbas Vasconcelos, o representando da Federação de Indústrias do Estado do Pará - FIEPA e o CAP - Conselho de Autoridade Portuária, Kleber Menezes, o professores Hito Braga de Moraes, da Faculdade de Engenharia Naval da Universidade Federal do Pará - UFPA, José de Almeida Júnior, Membro do Movimento Pró-Base, do município de Chaves, no arquipélago do Marajó, o Roberto Serra Pachá, professor da UFPA e representante do CREA, o Senador Flexa Ribeiro e o Deputado Paulo Rocha.

Segundo a presidente da OAB-PA, Jarbas Vasconcelos, a luta pela instalação da 2ª Esquadra da Marinha do Brasil é questão de Estado, estratégica ao Pará e à Amazônia, e exige o empenho de todas as autoridades da Região. “A participação e o debate coletivo são determinantes nesse processo e gostaria imensamente que todos participassem”.

A reunião de trabalho acontece dia 11 de fevereiro, sexta-feira, à partir das 14h30, no Plenário Aldebaro Klautau, da seccional da OAB-PA.

Ausência do Ministro

A visita do Ministro da Defesa, Nelson Jobim à sede da Ordem, prevista para a próxima sexta feira, dia 11 de fevereiro, foi cancelada, por compromissos de sua pasta em Brasília.

Informado no final da manha de hoje, o presidente da Ordem decidiu manter a reunião de trabalho, que terá a finalidade de apresentar à sociedade e à imprensa os resultados dos estudos técnicos desenvolvidos sobre a viabilidade da instalação da Base da 2ª. Esquadra de Marinha do Brasil no Estado do Pará, que será apresentada pelos Professores Hito Braga de Moraes, da Faculdade de Engenharia Naval da Universidade Federal do Pará – UFPA, Ricardo Pacha e Kleber Mendonça.

Segundo informou o gabinete do Ministro, uma nova visita ao Pará já está pré-agendada, provavelmente em março desse ano.

Anexos