Home / Notícias
Os advogados Jarbas Vasconcelos, Marcelo Nobre e Nelson Souza representam a bancada paraense como conselheiros federais titulares, que tomaram posse na manhã de hoje, 1 de fevereiro, na sede do CFOAB, em Brasília.
A gestão iniciou hoje com o novo presidente eleito da OAB Nacional, o advogado Cláudio Lamachia.
Para o ex-presidente da Seccional do Pará, Jarbas Vasconcelos, agora conselheiro federal, a nova fase será de mudanças. “Ser conselheiro é bem diferente que ser presidente. Aqui exige uma habilidade menos executiva e mais política. O Conselho Federal é um parlamento. São 83 colegas. É o senado da advocacia e da sociedade brasileira”, destaca.
Por duas vezes presidente, Vasconcelos acredita que apesar das atuações serem claramente distintas, a experiência e a parceria que já possui com a nova diretoria empossada facilitará o alcance dos principais objetivos como representante da classe paraense. Ainda segundo ele, o principal compromisso será contra a desigualdade regional. “O combate da desigualdade regional também se reproduz no sistema OAB. Creio que deve ser objetivo do Conselho Federal atuar no equilíbrio da desigualdade regional e entre as seccionais. Que as OABs do Pará e da Amazônia tenham um tratamento diferenciado pelo sistema. Esse deve ser o nosso norte de atuação'', acrescenta.
Os advogados Jeferson Bacelar, Oswaldo Serrão e Antônio Barra Brito, representam o Pará como conselheiros federais suplentes.
Nova diretoria do CFOAB
Nos últimos dois dias da eleição e posse da nova diretoria do CFOAB, realizados em Brasília, a diretoria da OAB - Pará acompanhou o evento. Com 80 votos dos conselheiros federais das 27 seccionais da Ordem, o gaúcho Cláudio Lamachia foi eleito e segue até 31 de janeiro de 2019.
Para o vice-presidente da OAB – PA, Jader Kawhage, a diretoria eleita foi a melhor no atual momento, por ser confiável e reafirmando os mesmos objetivos que conferem à entidade. “A gente confia na diretoria. O presidente reafirmou o compromisso com o estado democrático de direito, com a constituição, com o combate a corrupção, pela boa política e com a defesa das prerrogativas”. Além disso, os advogados paraenses devem ficar despreocupados, pois “a parceria entre a OAB Nacional e do Pará deve continuar”, reforçou Kawhage.
O presidente da Ordem no Pará, Alberto Campos, elogiou a vitória de Lamachia. “A aclamação do presidente Lamachia representa a unidade da advocacia brasileira”. Campos disse ainda que a classe paraense está muito bem representada com os conselheiros federais. “Desejo sorte aos paraenses nessa missão. Estejam certos que a diretoria da Seccional confia no trabalho dos colegas. E declaro total apoio para engrossar a luta contra a desigualdade regional, levantando a bandeira do Pará em Brasília a favor dessa diminuição”, afirmou.
Também participaram do evento a conselheira seccional Meire Vasconcelos e a assessora jurídica da seccional, Bruna Nunes e os advogados paraenses Edgar Alamar e Almir Soares.
Fotos: Eugênio Novaes